O workshop Feedback on ISO 21001, co-localizado com a 14.ª plenária da ISO/TC 232 Education and Learning Services decorreu no dia 24 de setembro na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico do Porto.
A ISO 21001 - Management Systems for Educational Organizations – Requirements with guidance for use foi publicada pela ISO no dia 1 de maio de 2018 e é a primeira norma ISO de sistemas de gestão especialmente desenvolvida para o setor educativo.
Esta norma está focada nas organizações educativas, seus processos, serviços e produtos, procurando garantir a satisfação das suas partes interessadas, aumentar o compromisso no que respeita à responsabilidade social e oferecer serviços que sejam acessíveis e equitativos.
Os requisitos desta norma fornecem bases para que se implementem metodologias de gestão que promovam a melhoria da qualidade dos serviços prestados, por exemplo, na gestão das competências dos professores/formadores, no desenho curricular e de percursos de aprendizagem personalizados aos estudantes, na gestão do risco e monitorização do desempenho organizacional, entre outras práticas de gestão que já provaram a sua eficiência para garantia da excelência e sustentabilidade das organizações.
Sandra Feliciano, investigadora no Knowledge Innovation Centre em Malta e docente na ESTG, liderou o ISO/PC288/WG1 e é a responsável pelo desenvolvimento da ISO 21001, o qual demorou quatro anos a ser desenvolvido e é a evolução natural de outros projetos que a ISO desenvolveu, nas duas últimas décadas, na área da educação.
Para a investigadora e docente, este workshop revestiu-se de especial importância, explicando que "após o seu primeiro ano de existência, era imperativo ouvir o que os utilizadores de vários países do mundo, pioneiros na utilização da ISO 21001 tinham para dizer sobre as suas experiências com a norma a diferentes níveis – implementação, certificação, acreditação e políticas públicas”. Neste enquadramento, o workshop procurou recolher feedback, promover a discussão entre pares e utilizar a experiência deste primeiro ano para avaliar impactos e começar a definir os contornos de uma primeira revisão da norma.
"Foi um momento importante de partilha e de aprendizagem entre pares", acrescenta, "reuniu-se informação relevante para promover a reflexão e o consenso internacionais nos trabalhos de desenvolvimento e melhoria contínua desta nova ferramenta de gestão publicada pela ISO, a qual tem o potencial de contribuir de forma significativa para a excelência das organizações educativas em Portugal, na Europa e no mundo."
No conjunto dos diversos painéis e mesas redondas, foram partilhadas experiências de profissionais do setor oriundos de Portugal, Malta, Itália, Alemanha, Itália, Bélgica, Suíça, Líbano, Índia, Estados Unidos da América e México.
Para a ESTG, uma das primeiras instituições de ensino a implementar a ISO 21001, acolher este workshop e a plenária da ISO/TC 232 nas suas instalações foi especialmente significativo e mais uma forma de comemorar o seu 20.º aniversário.