Entrada > Notícias > P.PORTO lança o OCA – Observatório das Competências de Adultos do P.PORTO
Publicado em: 20 Dezembro 2025

P.PORTO lança o OCA – Observatório das Competências de Adultos do P.PORTO

No dia 16 de dezembro de 2025, o Politécnico do Porto apresentou publicamente o OCA – Observatório das Competências de Adultos do P.PORTO, no âmbito da conferência “A Educação e Formação de Adultos: Um investimento prioritário”

A abertura foi realizada pelo Presidente do P.PORTOProf. Doutor Paulo Pereira, o qual salientou “apesar de excelente trabalho na formação dos mais jovens, existe uma lacuna na formação dos adultos, sendo que o OCA apoiará o desenvolvimento de políticas que garantam um melhor alinhamento dos desafios futuros e as competências e capacidades dos adultos.” 
 
Um dos momentos centrais do encontro foi a intervenção da Doutora Cláudia Tamassia, do Departamento de Educação e Competências da OCDE, que trouxe uma perspetiva internacional sobre os desafios da qualificação de adultos. Os dados apresentados reforçaram a importância estratégica da educação de adultos em Portugal, evidenciando que níveis mais elevados de escolaridade estão associados a maior literacia, maior empregabilidade — com 95% dos adultos com competências avançadas empregados — e salários mais elevados. A aprendizagem ao longo da vida foi destacada como uma necessidade fundamental, cabendo ao Ensino Superior um papel central neste percurso. 
 
A sessão ficou marcada pela apresentação do OCA, uma nova estrutura dedicada à análise e valorização das competências da população adulta, com a presença da sua Comissão Instaladora: Professor Luís RothesProfessor João Queirós e Dr. Paulo Ferraz. 
 
Para o Professor Luís Rothes“a educação de adultos é o maior desafio educativo que temos atualmente em Portugal”O Professor João Queirós fez apresentação da estrutura formal do OCA, salientado já dois projetos que estão em curso, um no âmbito do PLANAPP e outro pelo Programa Impulso Adultos, ambos financiados pelo PRR. 
 
Já o Dr. Paulo Ferraz sublinhou que o OCA representa uma resposta relevante do P.PORTO, constituindo um contributo diferenciador para o desenvolvimento de Políticas Públicas nesta área. 
 
Seguiu-se um Painel de Debate moderado pelo Dr. Manuel Molinos (Jornal de Notícias), que reuniu representantes do PLANAPP, Dra. Catarina Pereira, PESSOAS 2030, Dr. Joaquim Bernardo, e da AEP, Dra. Susana Pimentel, promovendo uma reflexão alargada sobre educação, políticas públicas e mercado de trabalho. Em termos de grandes conclusões o painel identificou os seguintes desafios futuros: 1) Promover o acesso à formação sobretudo junto dos grupos mais vulneráveis; 2) A educação e formação como processo essencial de inclusão social; 3) a necessidade na manutenção de financiamento neste domínio (ex. Centros Qualifica); 4) a necessidade de estabelecer u processo de reconhecimento das formações de emigrantes. 
 
OCA afirma-se, assim, como um instrumento essencial para compreender e promover as competências dos adultos, reforçando o papel do P.PORTO no desenvolvimento social e económico do país.

Combined Shape

Navigation