Entrada > Investigação > CONSELHO ESTRATÉGICO DE I&D

Conselho Estratégico de I&D

Foi criado pelo Despacho P.PORTO/P-046/2023, de 15 de junho.

A investigação constitui uma das dimensões centrais na concretização, sempre determinada, de uma maior profundidade e renovado conhecimento. As Instituições de Ensino Superior são, por isso, nucleares na produção e transferência de conhecimento e, assim, na determinação efetiva, mais ou menos aplicada, da investigação enquanto garante do progresso tecnológico e da prosperidade das sociedades.

O Politécnico do Porto instituiu o incremento da investigação como um eixo central da sua ação, devidamente inscrito no Programa de Ação 2022-2026. O Politécnico do Porto detém um nível de excelência científica sustentado no domínio da Investigação e Desenvolvimento (I&D), através das suas unidades de I&D autónomas, dos polos de unidades de I&D reconhecidas externas ou dos centros/grupos que integram laboratórios de associação, importando prosseguir num referencial de impacto de produção científica cada vez mais alinhado com as melhores práticas. Importa, assim sendo, promover uma maior capacidade em transferir e disseminar conhecimento, bem como implementar uma política de investigação mais global e abrangente, desde logo através da criação de mecanismos de diálogo e de debate transversais ao universo P.PORTO.

O Conselho Estratégico de Investigação tem por missão promover uma política global de investigação, numa ótica de projeção transversal do conhecimento, bem como apoiar a dinamização da investigação em áreas inter e multidisciplinares e proporcionar condições favoráveis a uma investigação colaborativa com mais impacto, alinhadas desde logo com a Agenda Europeia para o Conhecimento e para a Inovação.

O Conselho Estratégico é composto por:
1. O Presidente do Politécnico do Porto, que preside;
2. A Vice-Presidente do Politécnico do Porto para a Investigação;
3. Os presidentes das oito Escolas;
4. Os diretores de unidades de I&D autónomas;
5. Os diretores dos polos de unidades de I&D reconhecidas externas;
6. Os diretores dos centros/grupos que integram laboratórios em associação;
7. Até duas personalidades externas ao Politécnico do Porto, designadas pelo Presidente ouvidos os presidentes das Escolas.

As competências desta comissão são:
1. Dinamizar a política de investigação institucional;
2. Apoiar a criação de mecanismos internos de garantia de excelência na investigação;
3. Incentivar a maior integração de estudantes na investigação, nomeadamente no âmbito das estruturas formativas;
4. Promover a divulgação e difusão da produção científica, privilegiando os canais internos e externos reconhecidos;
5. Propor e dar parecer sobre a criação e atribuição de prémios e reconhecimentos na área da investigação;
6. Promover mecanismos de reconhecimento e valorização da atividade de investigação, incluindo a carreira de investigador;
7. Propor todas as ações que considere relevantes para a dinamização da investigação como um dos fatores centrais do conhecimento.

O Politécnico do Porto privilegia uma cultura de criação de novo conhecimento capaz de resolver os grandes desafios da sociedade, quer a nível do território local ou regional, quer no cenário internacional — dentro e fora da Europa —, combinando protagonismo com parceria, conciliando convergência com diversidade, competitividade com cooperação.

Os eixos prioritários de ação passam pelo desenvolvimento de atividades de investigação científica avançada e pela aplicação dos resultados de investigação para o desenvolvimento social e tecnológico. A contínua procura do conhecimento, a criação de novo conhecimento, é parte fundamental da missão do ensino superior.

A missão fica completa quando a investigação tem impacto e permite a evolução da sociedade que nos rodeia. É uma parte importante da nossa atividade a vontade e  a capacidade de promover impacto na sociedade, assente nos resultados de investigação que desenvolvemos. São estas orientações que determinam o processo de investigação como o entendemos.