Entrada > Ensino > CURSOS > Doutoramentos

Doutoramentos

Os alunos do P.PORTO têm disponível 2 doutoramentos Em Educação e Biotecnologia, em virtude dos protocolos celebrados com as universidades de Salamanca, Santiago de Compostela e Vigo. Coincidindo com a estratégia de internacionalização, o Estudante P.PORTO poderá fazer doutoramento nestas universidades, colaborando em trabalhos de investigação respetivos.

 

Doutoramento em Educação

Escola Superior de Educação

O curso de doutoramento em Educação, no âmbito do protocolo celebrado com a Universidade de Santiago de Compostela visa entre outros objetivos. Assumir o 3.º ciclo de estudos como condição de afirmação do projeto formativo da Escola Superior de Educação potenciando a mais valia da USC como parceira estratégica para o desenvolvimento da nossa Instituição; qualificar os profissionais em estudos avançados na área da Educação dotando-os de competências para conceber, projetar e realizar uma investigação significativa; contribuir, em contexto académico ou profissional, para o progresso tecnológico, social e cultural na sociedade do conhecimento; desenvolver investigação avançada e aplicada em contextos profissionais que promova a melhoria e/ou transformação da realidade educativa.

 

Programa Doutoral em Biotecnologia Avançada em convénio com UVIGO e UDC

Escola Superior de Saúde

O programa de doutoramento interuniversitário em Biotecnologia Avançada (DBA) resulta de uma parceria da Universidade de Vigo (UVIGO) e da Universidade da Corunha (UDC), em resposta à demanda crescente profissionais habilitados a trabalhar nesta área. A Biotecnologia, sendo uma das áreas de mais rápido crescimento, tem gerado inúmeras novas pequenas e médias empresas, nos últimos anos, em todo o mundo. Na Galiza e em Portugal este crescimento tem sido notório. No âmbito do consórcio formado por UVIGO e UDC iniciou-se em 2013/2014 o DBA na Galiza, tendo a UVIGO como entidade gestora. Em 2013, o P.PORTO cria o mestrado em Bioquímica em Saúde (MBS), com um ramo de especialização em Biotecnologia motivado pelas mesmas forças motrizes que levaram à criação do DBA. Assim, fruto de esforços e parcerias comuns, inicia-se em 2014 uma parceria entre investigadores da DBA-UVIGO e do MBS-P.PORTO nos domínios de especialização da biotecnologia aplicada às ciências da saúde. Esta parceria é formalizada em 2015 com a criação de vagas específicas do DBA para o P.PORTO, a iniciar no ano letivo de 2015/2016.

O DBA fornece um ambiente científico, académico e cultural que permite o desenvolvimento de competências em áreas avançadas da Biotecnologia.

A biotecnologia é uma vasta área de conhecimento que utiliza os processos biológicos, biomoléculas, células, componentes celulares e organismos para desenvolver novas tecnologias. Os produtos e novas ferramentas, desenvolvidas por biotecnólogos são úteis na investigação, na saúde, na indústria, no ambiente e na agricultura, entre outros.