Informações Úteis

Estimulamos o desenvolvimento de atividades e programas que contribuam de forma decisiva para a sua realização pessoal, intelectual, científica, académica e profissional. Este é o núcleo do nosso trabalho e missão, o foco para o qual converge a totalidade das nossas Escolas. Nesse sentido, estamos sempre disponíveis para escutar e apoiar os nossos estudantes em tudo o que necessitem.

O Politécnico do Porto garante uma rede de apoio abrangente ao estudante na sua vida académica e sócio-cultural. Não apenas nos Serviços Comuns, mas cada Unidade Orgânica dispõe de serviços específicos para dar respostas concretas às múltiplas necessidades e desafios da comunidade.

Gabinete de Gestão Académica (GGA) é um serviço facilitador das diferentes valências da vida académica. Ajudamos a elaborar candidaturas, expedientes e outras documentações, simplificando os processos de creditação de competências ou reconhecimento das habilitações.

Ação Social é o orgão fundamental de execução de uma política de ação social de equidade, garantindo uma rede de apoio sistemática ao estudante P.PORTO: Bolsas de Estudo, acesso a serviços de saúde e aconselhamento social, acesso a alojamento em seis residências (Porto e Vila do Conde) e alimentação em cantinas e bares.

Não podemos deixar de referenciar o papel crucial do Provedor do Estudante na defesa e garantia dos interesses da comunidade académica assim como das múltiplas Associações de Estudantes, que desempenham um papel capital na representação dos estudantes nos órgãos de gestão das nossas várias Unidades Orgânicas.

Em termos académicos, o Guia ECTS (European Credit Transfer System) apresenta um conjunto de informação relevante sobre o Politécnico do Porto, as suas Unidades Orgânicas e respetiva oferta formativa no catálogo de cursos. Estão igualmente contempladas informações gerais para os estudantes e pessoal em mobilidade visando facilitar a sua integração na vida académica e social. Este guia contém ainda informação sobre o sistema ECTS no P.PORTO, sobre o suporte documental do processo de mobilidade e sobre o Suplemento ao Diploma.

Este sistema de créditos foi criado visando estabelecer procedimentos comuns que garantissem o reconhecimento da equivalência académica dos estudos efetuados noutros países. Com este sistema saem reforçadas as relações entre as instituições pela transparência criada através do uso dos instrumentos do ECTS, o que resulta em maiores opções para os estudantes que podem efetuar um período de estudos noutra instituição de ensino superior com pleno reconhecimento académico, uma condição obrigatória da mobilidade. Isto significa que o período de estudos no estrangeiro substitui um período de estudo comparável na Instituição de origem (incluindo exames e outras formas de avaliação), embora o conteúdo do programa de estudos possa variar.

Combined Shape

Navigation