Entrada > Comunidade > CULTURA

Museu Nacional de Soares dos Reis | RuiPinheiro©

Cultura

Enquanto instituição de ensino superior de referência, o P.PORTO assume a responsabilidade de ser um agente dinâmico da criação, produção, difusão e desenvolvimento de cultura.

Atentos à modernidade, às exigências contemporâneas, à ciência, às tecnologias pluridisciplinares e ao conhecimento social de uma realidade de valores multiculturais, pluriforme e sustentável — é essa a filosofia de todos e cada um dos elementos da instituição.

O P.PORTO desenvolve regularmente iniciativas de cariz científico, artístico e cultural através das suas sete Escolas. Estas iniciativas englobam semanas internacionais e da cultura, conferências, seminários, workshops, jornadas e encontros de todo o tipo. Todos estes eventos permitem aos estudantes adquirir conhecimentos adicionais em contextos reais e partilhar ideias e questões com profissionais da sua área, esclarecer dúvidas, abastecer-se de um leque de informação específica e construir a sua formação como cidadão de uma cultura plural e internacional.

A provar isto mesmo temos o Teatro Helena Sá e Costa, um dos nossos ex libris culturais — que tem como missão divulgar e fomentar as artes na vertente da dança, música, teatro e artes da imagem —, a Orquestra Sinfónica ESMAE, o Museu do Instituto Superior de Engenharia do Porto, a colecção de pintura portuguesa contemporânea da Instituição — que, em 2015, esteve patente no Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto —, o ciclo Imagens do Real Imaginado, além de vários grupos académicos.

Estes e outros exemplos são ferramentas indispensáveis no processo de crescimento integral do indivíduo. É assim que entendemos a missão do P.PORTO enquanto parceiro fundamental da mudança positiva da sociedade.