Entrada > Sobre > APRESENTAÇÃO > PRÉMIOS & DISTINÇÕES

Prémios & Distinções

Uma instituição sem pessoas é um edifício vazio. O Politécnico do Porto tem memória e gratidão. Saibamos, por isso, valorizar e reconhecer o esforço e o trabalho de todos — pessoas singulares e coletivas, nacionais ou estrangeiras — quantos contribuíram para a persecução da nossa missão, destacando-se pelo seu mérito na produção de conhecimento e cultura.

Regulamento de Concessão de Títulos e Distinções Honoríficas do Politécnico do Porto (anexo ao Despacho IPP/P-004/2013 de 25 de janeiro) enquadra-se nos termos previstos na alínea a) do n.º2 do artigo 110.º do RJIES e na alínea k) do n.º1 do artigo 27.º dos Estatutos do Politécnico do Porto. Contou, na sua aprovação, com o parecer favorável do Conselho Académico da Instituição.

A concessão de títulos e distinções honoríficas compete, estatutariamente, ao Presidente, por sua iniciativa ou por proposta das Unidades Orgânicas, mediante parecer favorável do Conselho Académico. Após aceitação dos agraciados, a concessão será proclamada publicamente no decurso da cerimónia de comemoração do aniversário da Instituição. O Título de Honra, a Medalha de Serviços Distintos e a Medalha de Mérito podem ser atribuídos postumamente.

Através deste Regulamento, o Politécnico do Porto concede:
1. Título de Honra
2. Título de Professor Emérito

E também as seguintes distinções honoríficas:
1. Medalha de Serviços Distintos
2. Medalha de Mérito
3. Medalha de Mérito de Carreira


TÍTULO DE HONRA
Quinto Presidente eleito em democracia, Marcelo Rebelo de Sousa foi o primeiro homenageado com a maior distinção do Politécnico do Porto. Recebeu-a, ainda no seu primeiro mandato, no dia 10 de novembro de 2017, das mãos de Rosário Gambôa, a nossa terceira Presidente, por ocasião do aniversário da Escola Superior de Saúde (ESS) em que foram também inauguradas as instalações definitivas da ESS, na Asprela.

TÍTULO DE HONRA
Um dos investigadores mais citados do mundo no índice Highly Cited Researchers (Clarivate Analytics), que indexa ao Web of Science, José Tenreiro Machado deixou uma marca inapagável na área da robótica e na formação de engenheiros nos últimos 40 anos, afirmando-se como uma referência na docência e investigação. O seu trabalho destacou-se pela visão eclética de vários tópicos de investigação. A família recebeu o título póstumo em fevereiro de 2023, por ocasião do 38.º aniversário do Politécnico do Porto.

PRESIDENTE EMÉRITO
Luís Soares 
esteve à frente dos destinos do Politécnico do Porto por 21 anos, entre 1985 e 2006. Além de fundador, foi o primeiro presidente do Politécnico do Porto e, de longe, aquele com maior consulado: foi presidente da comissão instaladora e presidente em regime estatutário antes de cumprir três mandatos. Em 2019, na Sessão Comemorativa do 34.º Aniversário, que decorreu no Instituto Superior de Engenharia do Porto, Luís Soares recebeu, das mãos do Presidente João Rocha, o título de Presidente Emérito desta Instituição.

PROFESSOR EMÉRITO
Eurico Lemes Pires iniciou a sua ligação ao Politécnico do Porto em 1985, enquanto vogal da Comissão Instaladora da Escola Superior de Educação (ESE), onde viria a ser presidente e membro do Conselho Científico. Teve também um papel crucial na criação da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), em Felgueiras, da qual foi o primeiro diretor. Foi também deputado à Assembleia da República, na IV Legislatura. O título de Professor Emérito foi-lhe atribuído em 2013.

MEDALHA DE SERVIÇOS DISTINTOS
Presidente entre 2010 e 2018, Rosário Gambôa recebeu esta distinção, em 2021, na sessão comemorativa do 36.º aniversário do Politécnico do Porto, que se realizou de forma virtual pelos constrangimentos causados pela pandemia, pelo seu contributo ímpar para o crescimento e reconhecimento da Instituição.


Regulamento de Concessão de Títulos e Distinções Honoríficas do Politécnico do Porto

Combined Shape

Navigation