Entrada > Sobre > APRESENTAÇÃO > HISTÓRIA

História

O Politécnico do Porto foi fundado em 1985, mas as nossas raízes remontam a um passado mais distante, diretamente à fundação do ensino superior público em Portugal. A nossa história é o encontro feliz entre tradição e vanguarda.

Em 1852 é fundada a Escola Industrial do Porto, mais tarde designada por Instituto Industrial e Comercial do Porto. Em 1918, o Instituto Industrial e o Instituto Comercial separam-se formalmente. As designações, tal como as conhecemos atualmente, só acontecem passado 60 anos. Em 1975, o Instituto Industrial do Porto altera a designação para Instituto Superior de Engenharia do Porto e integra o ensino universitário. Em 1976, o mesmo acontece com o Instituto Comercial que altera a designação para Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto e integra o ensino universitário.

Em 1985 é fundado o Instituto Politécnico do Porto, integrando inicialmente as recém criadas Escola Superior de Educação e a Escola Superior de Música. Esta última ganhou, em 1994, a designação Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo com o objetivo de integrar outras formas de arte além da música.

Em 1988 dá-se a integração do Instituto de Superior de Contabilidade e Administração do Porto  e do Instituto Superior de Engenharia do Porto, institutos que passaram para o subsistema politécnico.

Dois anos depois, 1990 é o ano da criação da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão em dois pólos, Póvoa de Varzim e Vila do Conde. Só em 2001 se dá a junção desta Escola num único e novo pólo, na fronteira entre os concelhos de Vila do Conde e Póvoa de Varzim.

Em 1999 dá-se a criação da Escola Superior de Tecnologia e Gestão e, em 2004, a integração da Escola Superior de Saúde.

Em 2016, como consequência do reposicionamento estratégico da instituição, a ESEIG é extinta e o Campus 2 passa a albergar a Escola Superior de Media Artes e Design e a Escola Superior de Hotelaria e Turismo.

PRESIDENTES
O Politécnico do Porto teve, até ao momento, cinco presidentes. Segue a listagem dos mesmos:

• Professor Luís Soares | 1985 - 2006
  • Professor Vítor Santos | 2006 - 2010