Entrada > Notícias > PORTIC acolhe reunião do ITeCS e dá palco a startups de saúde digital
Publicado em: 06 Fevereiro 2026

PORTIC acolhe reunião do ITeCS e dá palco a startups de saúde digital

O consórcio ITeCS reúne 36 entidades que trabalham em conjunto para impulsionar projetos pilotos em domínios como estilos de vida saudáveis, envelhecimento ativo, saúde pública e saúde mental

O PORTIC - Porto Innovation Center recebeu uma reunião presencial do consórcio ITeCS - Inovação Tecnológica em cuidados de saúde, Test Bed da Rede Nacional dedicada à aceleração do desenvolvimento de soluções de Saúde Digital. Estiveram presentes representantes do Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO), o Politécnico do Porto, a Unidade Local de Saúde do Santo António, a Caixa Mágica, a Santa Casa da Misericórdia de Riba d´Ave, a Beyond the Hype e a Winning, num momento de trabalho centrado na articulação entre parceiros tecnológicos, instituições de saúde e academia, bem como no acompanhamento dos pilotos em preparação.

A Test Bed ITeCS tem como objetivo fulcral acelerar o desenvolvimento tecnológico de produtos e serviços na área da Saúde Digital, oferecendo a startups acesso a tecnologias, infraestruturas e contextos reais de teste com utilizadores finais, ajudando a ultrapassar o chamado “vale da morte” entre o protótipo e o mercado. O consórcio reúne 36 entidades que trabalham em conjunto para impulsionar projetos pilotos em domínios como estilos de vida saudáveis, envelhecimento ativo, saúde pública e saúde mental.

No caso do Politécnico do Porto, a participação do ITeCS tem permitido transformar investigação aplicada e tecnologia em pilotos concretos com parceiros do sistema de saúde, em projetos que vão desde da saúde mental e cognitiva à gestão de estilos de vida e prevenção em saúde. A reunião no PORTIC reforçou esta articulação, permitindo alinhar expectativas, clarificar necessidades de validação em contexto real e identificar novas oportunidades de colaboração entre entidades presentes.

A sessão incluiu ainda um momento dedicado ao ecossistema empreendedor do Politécnico do Porto, com apresentação de duas startups incubadas na Startup Porto: a Endo, aplicação focada na prevenção e rastreio de infeções sexualmente transmissíveis através de notificação anónima entre parceiros e de uma componente editorial de educação para a saúde sexual; e a CIIIASM, Centro de Investigação de Inteligência Artificial para a Saúde Mental, orientada para o desenvolvimento de soluções baseadas em inteligência artificial aplicadas ao bem-estar psicológico e à monotorização em saúde mental.

Estas apresentações evidenciaram a forma como o PORTIC cruza o trabalho em rede de consórcio ITeCS com a capacidade de gerar e apoiar novas soluções empreendedoras na área da Saúde Digital, aproximando startups, clínicas, hospitais e parceiros tecnológicos num mesmo espaço de inovação.

Combined Shape

Navigation