Tinha como objetivos dar a conhecer os planos curriculares dos cursos e os projetos que estão a ser desenvolvidos pelos seus estudantes; proporcionar momentos de debate e identificação de cooperação entre as diferentes áreas do conhecimento que fomentem a interdisciplinaridade; perspetivar o futuro da investigação científica e inovação na área da Engenharia e os impactos correspondentes no desenvolvimento da sociedade.
Os programas doutorais do Politécnico do Porto, aprovados pela A3ES, estão fortemente apoiados na investigação desenvolvida pela comunidade docente da Instituição, alicerçada nas suas Unidades de Investigação, Unidades participadas e Instituições de Gestão em cooperação estreita entre o meio académico e o tecido empresarial, o que inclui empresas, entidades públicas, sociais, da saúde, culturais ou outras instituições de interface. Estes programas doutorais pretendem intervir na liderança de processos de inovação na indústria e em unidades de I&D, produzindo investigação original e relevante para a sociedade.
Presentemente, o Politécnico do Porto tem quatro programas doutorais em curso. São eles: Doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e Sistemas Computacionais (DEESC); Doutoramento em Química Analítica e Engenharia para a Sustentabilidade Ambiental (DQAESA); Doutoramento em Inteligência Artificial e Engenharia de Sistemas Inteligentes (DIAESI); e Doutoramento em Engenharia Mecânica e Produção Sustentável (DEMPS).

