Assente no modelo Student Contributing Pedagogy (CSP), o projeto promove a cooperação entre estudantes, especialistas externos e redes académicas e profissionais, estimulando a criação e cocriação de conhecimento em ambientes socialmente responsáveis. O modelo reforça o desenvolvimento integral dos estudantes, potencia a expressão pessoal e profissional e fortalece a motivação e o sentimento de propósito, orientando-os para uma participação ativa e significativa na comunidade socioprofissional.
Este reconhecimento interinstitucional, além de sublinhar a excelência das práticas pedagógicas desenvolvidas no seio do Politécnico do Porto, surge após a mesma docente ter sido também distinguida com o primeiro lugar do Prémio Prática+, atribuído pelo Centro de Inovação Pedagógica (CIP) do P.PORTO, consolidando a consistência e o impacto do seu trabalho na inovação pedagógica no ensino superior.
Para o CIP, este prémio valida o compromisso institucional com uma educação centrada no estudante, na responsabilidade social e na ligação efetiva à comunidade, pilares essenciais da missão do consórcio financiado pelo PRR. Com esta distinção, o Politécnico do Porto vê reforçado o seu compromisso com práticas pedagógicas centradas no estudante, na cocriação e na ligação efetiva à comunidade académica e profissional, agora destacado também a nível interinstitucional através do INOV-Norte.
O consórcio INOV-Norte – Centro de Excelência de Inovação Pedagógica na Região Norte reune, além do Politécnico do Porto, a Universidade do Porto, a Universidade Católica Portuguesa, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o Instituto Politécnico de Bragança e a Escola Superior de Enfermagem do Porto.

