Segunda-feira, dia 15 de dezembro, foi Graduation Day da primeira turma da Green Gen School, um momento de celebração e de entrega de diplomas que marcou a edição inaugural da primeira escola de sustentabilidade em Portugal, com sede no PORTIC - Porto Innovation Center.
Gabriela Maciel, gestora do projeto, avalia estas dez semanas de aprendizagem como uma oportunidade para promover competências verdes, de sustentabilidade ambiental e social "assim como competências do futuro que os prepara para se adaptarem aos novos desafios do mercado de trabalho".
O grupo multidisciplinar de estudantes Green Gen teve a oportunidade de explorar e aplicar os temas dos fundamentos da sustentabilidade, da economia circular, biodiversidade e no âmbito das aptidões de futuro desenvolver competências de design thinking, gestão de projeto, e mesmo projeções para uma gestão de carreira verde. "Estamos convictos que a sustentabilidade é um upskill, um valor acrescentado e até mesmo um ponto de partida para uma reconversão profissional", concluiu Gabriela.
António Marques, Vice-Presidente do Politécnico do Porto, sublinha as skills da economia verde como determinantes de um perfil profissional cada vez mais necessário, fruto de um conjunto relevante de novas políticas nacionais e europeias que tem gerado uma necessidade de competências estratégicas de sustentabilidade. "O Politécnico do Porto considerou absolutamente necessário e estratégico a criação de uma escola que permita aos seus diplomados upskilling de competências neste domínio. De uma forma flexível e pragmática procuramos promover nos nossos estudantes estas competências, que constituem perfis cada vez mais competitivos e desejados na nossa sociedade."
"É um projeto em que acreditamos convictamente”, sublinha o Vice-Presidente, “e que assumimos aqui, no contexto do PORTIC, como vertical de especialização inteligente do próprio parque de ciência e tecnologia, que em breve lançará um programa de ignição e aceleração de startups que se articulam precisamente com a formação aqui desenvolvida", conclui.
A escola Green Gen terá três edições anuais, sendo que a próxima começará já em janeiro de 2026.
Projeto promovido pela Aliados Consulting e pelo Politécnico do Porto, co-financiado pelo Portugal Inovação Social e com Investimento Social do Município do Porto e da Fundação “la Caixa”

