A Flowco é uma startup 100% portuguesa dedicada à economia circular, transformando resíduos industriais — como pneus e solas de calçado — em novos materiais e produtos sustentáveis. A empresa combina investigação de materiais, design de produto, prototipagem digital e produção local, desenvolvendo soluções esteticamente apelativas para arquitetos, designers de interiores, marcas e indústrias.

“A Flowco nasce através de quatro amigos que se juntaram para concorrer a um concurso de ideias”, explica António Vale, co-fundador. Há oito anos, esses quatro amigos procuravam transformar uma ideia em ação e encontraram na Porto Design Factory o ambiente dinâmico e criativo ideal para incubar o projeto.
“A incubação na Porto Design Factory foi fundamental, principalmente no primeiro ano, porque com as instalações e a equipa à disposição era possível prototipar. Sem esta parceria com o P.PORTO teria sido, provavelmente, muito difícil alcançar os objetivos que nos tínhamos proposto”, sublinha António Vale.
No final de 2018, com a criação da Startup Porto, as startups incubadas na Porto Design Factory passaram para esta nova unidade, beneficiando de um apoio mais focado no desenvolvimento do negócio. Um dos exemplos desse impacto foi a candidatura à iniciativa INNOV-ID, promovida pela Portugal Ventures. Com o apoio da Startup Porto, foi preparado um plano de negócios que foi aprovado e que permitiu a concretização de um investimentoem capital de risco na empresa, num processo importante para fazer avançar o projeto Goma by Flowco.

A Goma é a marca de revestimentos ecológicos criada pela Flowco. Inclui azulejos, pavimentos e painéis decorativos produzidos a partir de materiais reciclados — sobretudo solas de calçado e outros resíduos industriais — oferecendo texturas, cores e padrões únicos, além de propriedades térmicas e acústicas.
Segundo António Vale, o financiamento de capital de risco permitido por esta candidatura representou “o salto para a produção própria, tornando a empresa mais autónoma”. Para o futuro, a Flowco está já a desenvolver projetos com a indústria do calçado para contribuir para a sua descarbonização, e aponta o setor automóvel como um próximo objetivo estratégico.
Recentemente, a Startup Porto e a Flowco renovaram o período de incubação por mais um ano, consolidando uma parceria que continua a impulsionar o crescimento da empresa.

