Entrada > Notícias > ESMAD vence quatro prémios Sophia Estudante
Publicado em: 14 Dezembro 2018

ESMAD vence quatro prémios Sophia Estudante

Pelo segundo ano consecutivo a ESMAD, escola de Media Artes e Design do P.PORTO volta a ser a escola a com mais curtas vencedoras

O Grande Auditório do Rivoli acolheu quinta-feira, dia 13 de dezembro, a entrega de prémios atribuídos anualmente pela Academia Portuguesa de Cinema aos filmes de escola. A Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) do Politécnico do Porto destacou-se mais uma vez, tendo sido a escola com mais curtas vencedoras.

Na categoria de Melhor Curta-Metragem de Documentário, o primeiro prémio foi atribuído a Um Homem não é um Homem Só, de Alberto Seixas, estudante da ESMAD e Memoriam de Andreia Pereira e Rita Manso, também da ESMAD venceu a categoria de ficção.

Ruptura, de Gonçalo Santos (ESMAD) arrecadou o terceiro lugar na na categoria de Melhor Curta-Metragem de Ficção, sendo o primeiro lugar atribuído a Tomorrow Island, de Gwenn Joyaux, da Universidade Lusófona de Lisboa.

Este ano foi ainda entregue, pela primeira vez, o prémio Sophia Estudante de Melhor Cartaz. Nesta categoria, o cartaz de Um Homem não é um Homem Só, de Sara Gonçalves da ESMAD recebeu o segundo prémio, tendo sido Bruma, da designer Mónica Correia, da Universidade Católica do Porto o vencedor da categoria.

De acrescentar o segundo prémio de Melhor Curta-Metragem de Animação, Harden Edges, de José Carlos Morais, colaborador no Gabinete de Comunicação dos Serviços Comuns da Presidência do Politécnico do Porto. O primeiro prémio foi para O Chapéu de Alexandra Allen do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA).

O evento foi também ocasião para a primeira reunião da recém-criada Federação das Escolas de Cinema e Audiovisual, cuja existência, declara Maria João Cortesão, diretora do Departamento de Artes e Imagem da ESMAD "é um passo importante para uma maior colaboração e coesão entre as escolas de cinema."

A 5.ª edição dos Prémios Sophia Estudante decorreu pela primeira vez na cidade do Porto, e teve como tema "O Som no Cinema".  Tal como na edição do ano passado, os premiados de cada categoria são selecionados para disputarem o grande prémio Sophia Estudante, que será entregue na cerimónia dos Prémios Sophia a 24 de março de 2019.

Os Prémios Sophia Estudante são uma cerimónia da Academia Portuguesa de Cinema, com o apoio do Instituto do Cinema e Audiovisual, no âmbito da promoção do cinema estudantil, e distinguem curtas-metragens de alunos de estabelecimentos do ensino superior e técnico em Portugal.

Ficção

1.º Lugar – “Tomorrow Island” de Gwenn Joyaux, da ULHT – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
2.º Lugar – “Sputnik” de Miguel Magalhães, da Escola das Artes UCP
3.º Lugar – “Ruptura” de Gonçalo Santos, da ESMAD I Escola Superior de Media Artes e Design

Animação
1.º Lugar – “O Chapéu” de Alexandra Allen, da Escola Superior de Design IPCA.
2.º Lugar – “Harden Edges” de José Carlos Morais, do Escola Superior de Design IPCA
3.º Lugar – “Bruma” de Sofia Cachim, Daniela Santos, Gabriel Peixoto e Mónica Correia, da Escola das Artes UCP

Experimental
1.º Lugar – “Memoriam” de Andreia Pereira e Rita Manso, da ESMAD I Escola Superior de Media Artes e Design