Entrada > Notícias > Concessão de Título de Honra a José Tenreiro Machado

Concessão de Título de Honra a José Tenreiro Machado

ISEP

Um ano após a sua morte, Tenreiro Machado continua a ser um dos investigadores mais citados do mundo


Na semana em que foi anunciado, a título póstumo,  o Título de Honra ao Professor Doutor José Tenreiro Machado, falecido em outubro de 2021, o nome do investigador integra, pela quarta vez consecutiva, a seleção de cientistas mais citados na edição 2022 do índice Highly Cited Researchers

Divulgada na passada quarta-feira, a lista de cientistas destaca um total de 6.938 profissionais provenientes de 69 países, referenciados no repositório Web of Science, o maior indexador mundial de informação científica.

A Highly Cited Researchers é elaborada anualmente pela Clarivate Analytics, que adquiriu as bases Web of Science e Thomson Reuters, e incide apenas nos artigos mais citados, que representam 1% do que se publica no mundo, sendo um forte indicador do impacto da ciência globalmente.

A lista reconhece investigadores que demonstram autoridade expressiva numa ou mais categorias científicas, determinadas através da publicação dos artigos mais citados por seus pares durante a última década. Um investigador “muito citado” é bem mais do que “o autor de um artigo muito citado”, representando uma ascendência excecional em determinado campo científico.

Em 2018, foi adicionada a categoria Cross Field, ou campo transversal, que identifica investigadores com autoridade significativa em vários campos durante um período determinado (janeiro de 2011 a dezembro de 2021 ).  José Tenreiro Machado estava enquadrado nesta categoria interdisciplinar.

Na lista da Clarivate – empresa especializada em gestão de informação científica – figuram 26 prémios Nobel. EUA, China, Reino Unido e Alemanha são os países mais representados no ranking deste ano. O índice Highly Cited Researchers distingue, desde 2001, os cientistas mais influentes a nível mundial, com base no número de citações das respetivas publicações pelos seus pares.

Tenreiro Machado encontra-se também entre os 100 mil cientistas mais citados na base Scopus, da Universidade de Stanford, entre um total de, aproximadamente, sete milhões de investigadores.

O investigador deixa uma marca inapagável na área da robótica e na formação de engenheiros nos últimos 40 anos, tendo sido ainda uma referência nacional e internacional como docente e investigador nas áreas da engenharia. O seu trabalho destaca-se pela sua visão eclética de vários tópicos na investigação, optando por abordar assuntos tão diferentes como sistemas dinâmicos, genética, algoritmos computacionais, modelização dos sistemas, entre outros.

A concessão do Título de Honra ao Professor Doutor José Tenreiro Machado será proclamada em cerimónia pública no decurso do Dia do P.PORTO, que terá lugar em fevereiro de 2023.

Autor

GCI | P.PORTO

Partilhar