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Vamos falar de ansiedade no Ensino Superior

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Entre entre 23 de outubro a 13 de novembro na ESS, escola de Saúde do P.Porto, decorreu a primeira edição do Grupo de Relaxamento e de Gestão de Stress


A transição do ensino secundário para o superior e a adaptação a esta realidade é uma mudança significativa de paradigma e, não poucas vezes, um fator potenciador de stress e ansiedade, cujo impacto pode ultrapassar as fronteiras da ansiedade contextual para um quadro de ansiedade generalizada. Situações desafiantes como momentos de avaliação, exposição ou provas podem ser raiz de múltiplos distúrbios tanto físicos como psicológicos.

O Politécnico do Porto procura ajudar os estudantes a lidarem com a frustração e com o erro e que é crucial equilibrar o estudo com o resto da vida. Para isso, o Gabinete de Integração Académica e Profissional (GIAP) do P.PORTO desenvolveu um programa estruturado de sessões de relaxamento e gestão de stress semanais.

A primeira edição decorreu entre 23 de outubro a 13 de novembro, na Clínica Pedagógica da Escola Superior de Saúde (ESS). "O objetivo é ampliar esta iniciativa a todas as escolas e chegar ao maior número possível de estudantes que assim o desejem", declara Paulo Santos, Pró-Presidente do Politécnico do Porto.

O Grupo de Relaxamento e de Gestão de Stress é um programa integrado de quatro sessões semanais (90 minutos/sessão) dirigido a todos os estudantes, com o propósito de promover o treino de indução de relaxamento mental e físico, o autoconhecimento e a regulação emocional. Esta é uma oportunidade de desenvolvimento pessoal capaz de potenciar o desempenho e o sucesso académico.

"Na área do bem-estar, este é o formato de grupo que vem complementar as consultas individuais já existentes" - explica Carolina Leonardo, psicóloga clínica do GIAP - "com um formato desconstruído no trabalho de desenvolvimento pessoal, que permite o reconhecimento, a partilha de receios e inseguranças e a sensação de que não estamos isolados neste quadro."

As sessões são divididas em dois momentos, sendo o primeiro uma reflexão conjunta sobre temas relacionados com o stress em contexto e o segundo o exercício guiado de relaxamento físico e mental, com recurso à respiração, relaxamento muscular progressivo, e o relaxamento imagético.

"O feedback foi positivo", declarou ainda a psicóloga, referindo alguns casos concretos: "O ultrapassar de determinados obstáculos, como a conclusão de um trabalho, o descentramento de pensamentos negativos para outros focos mais realistas são já uma pequena vitória." A segunda edição será anunciada brevemente.

Estamos atentos a ti e ao teu bem-estar.

Autor

CCIC | P.PORTO

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