Esta reúne um grupo central de investigadores e profissionais transdisciplinares da Ação COST SHiFT, oriundos das Artes, Humanidades e Ciências Sociais, que se encontraram no Centro de Estudos Interculturais (CEI) do ISCAP-P.Porto, em março de 2025, para um Writing Retreat dedicado à exploração das interseções entre património cultural e sustentabilidade. Este retiro tornou-se uma forma eficaz, embora informal, de encontro, colaboração e avanço na preparação de contributos científicos consistentes. Ao longo de três dias intensos, os investigadores realizaram discussões focadas e partilharam ideias com base nas suas experiências e especializações, considerando diferentes contextos sociais, políticos, económicos, ambientais e tecnológicos. Esta Edição Especial é o resultado desse esforço coletivo para repensar criticamente o património cultural como um motor dinâmico da sustentabilidade, através de um diálogo e colaboração rigorosos e interdisciplinares.
A Edição Especial analisa as interseções entre património biocultural, serviços culturais dos ecossistemas e resiliência climática, com base em diversas disciplinas, visões do mundo e posicionamentos. Procura destacar o pluralismo cultural e epistémico como essenciais para imaginar percursos alternativos rumo a um futuro habitável. Os artigos exploram abordagens participativas, baseadas na comunidade, informadas pelas artes e com fundamentos históricos, com o intuito de desafiar paradigmas dominantes e contribuir para a co-criação de sistemas de conhecimento regenerativos. Ao abrir espaço para a reflexão crítica, práticas situadas e imaginação colaborativa, esta Special Issue avança a principal ambição da SHiFT: reposicionar as Ciências Sociais, Humanidades e Artes não nas margens, mas no centro das transformações rumo à sustentabilidade.
A Ação COST SHiFT CA21166 – Social Sciences and Humanities for Transformation and Climate Resilience – explora conceitos inovadores e quadros teóricos que mobilizam o conhecimento gerado pelas Artes, Humanidades e Ciências Sociais para transformações societais integradas e híbridas nas estratégias de combate às alterações climáticas. Esta missão exige uma abordagem inclusiva e dinâmica à troca transdisciplinar, reposicionando a relação entre teoria e prática, ciência e sociedade, política e cultura. Visite: https://shift-cost.eu/
Esta Edição Especial convida os leitores a ultrapassar fronteiras intelectuais, desafiar narrativas estabelecidas e abraçar as interseções geradoras entre Artes, Humanidades e Ciências Sociais. Ao fazê-lo, posiciona a interculturalidade não como um ideal abstrato, mas como uma prática ativa de reconhecimento mútuo, cooperação e resiliência. Que este não seja apenas um exercício académico, mas um apelo coletivo para repensar as responsabilidades partilhadas, reformular a sustentabilidade através de lentes culturais e co-criar um conhecimento tão inclusivo quanto aplicável.