Entrada > Notícias > P.PORTO com três projetos financiados pelo Science4Policy
Publicado em: 01 Setembro 2025

P.PORTO com três projetos financiados pelo Science4Policy

Science4Policy 2025 financia 27 estudos vocacionados a reforçar o papel da ciência na construção de políticas públicas

O PLANAPP — Centro de Planeamento e de Avaliação de Políticas Públicas, em colaboração com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), divulgou os resultados finais da 3.ª edição do concurso Science4Policy (S4P-25). 

Nesta edição, foram aprovadas 27 candidaturas, selecionadas entre 60 propostas elegíveis. Os projetos aprovados distribuem-se por 20 linhas temáticas prioritárias, previamente identificadas pela REPLAN — Rede de Serviços de Planeamento e Prospetiva da Administração Pública, no âmbito das Agendas Temáticas da Estratégia Portugal 2030. 

Um dos projetos, liderado por João Pedro Luís de Queirós “Capacitar para o Futuro” pretende estudar os fenómenos do desajustamento e da depreciação de competências entre jovens adultos em Portugal. Já o projeto SAFE - Solutions for Assisting and Facilitating Equity, liderado por Marisa Ferreira enquadra-se na linha temática da Inteligência Artificial para a previsão das reincidências da violência doméstica. Por fim, o projeto OPTIMOB-@I.PT, liderado por Ana Isabel Coelho Borges enquadra-se na área da Transição climática e sustentabilidade dos recursos, no caso o planeamento adequado da rede de transportes público para uma transição no processo de descarbonização.

Cada estudo selecionado deverá ser concluído até 31 de março de 2026, culminando na entrega de um policy brief com recomendações fundamentadas para os desafios públicos identificados. Os projetos são liderados por investigadores de várias áreas científicas e regiões do país, em articulação com entidades da Administração Pública de diferentes áreas governativas. 

O concurso atribui um financiamento global de cerca de 1,3 milhões de euros, reforçando o papel da ciência na construção de políticas públicas mais informadas e eficazes. Esta foi a edição com maior número de candidaturas submetidas e aprovadas desde o lançamento da iniciativa Science4Policy em 2023, refletindo o crescente interesse da comunidade científica em contribuir para soluções relevantes e sustentadas para os desafios públicos. 

O acompanhamento dos projetos será assegurado pelo PLANAPP, garantindo a articulação entre os estudos e os contextos políticos e administrativos em que se inserem. 

Combined Shape

Navigation