Entrada > Notícias > Seminários INTEGRA ISEP marcam início do ano letivo
Publicado em: 22 Setembro 2016

Seminários INTEGRA ISEP marcam início do ano letivo

Edição 2016/2017 acontece entre 19 de setembro e 3 de outubro.

A 8.ª edição dos seminários INTEGRA ISEP, que acontece entre os dias 19 de setembro e 3 de outubro, marca o início do ano letivo 2016/2017. Com o selo de qualidade do Gabinete de Orientação do Instituto Superior de Engenharia do Porto (GOISEP), esta iniciativa promove o acolhimento dos cerca de 800 novos estudantes, colocados na primeira fase de acesso ao ensino superior.

O programa engloba atividades diversas, desde a exploração das ferramentas Portal ISEP e FUC (Ficha de Unidade Curricular) ao debate de alguns temas, nomeadamente  os  mitos associados à frequência do ensino superior, ou ainda a construção de objetivos SMART.

"A investigação e literatura da área demostram que a integração académica está correlacionada com o bem-estar psicológico e com o sucesso académico. O investimento pelas Instituições de Ensino Superior na facilitação dos processos de integração e ajustamento académico dos estudantes do primeiro ano é crítico para a prevenção de abandono escolar e de insucesso", explica a psicóloga responsável pelo GOISEP, Teresa Espassandim.

O INTEGRA ISEP é desenhado, assim, com os objetivos de facilitar o processo de familiarização ao campus, proporcionar a reflexão sobre os desafios e oportunidades do ensino superior e sensibilizar para a aquisição de competências e comportamentos promotores de bem-estar e de ajustamento académico. "Para estes 800 novos estudantes, o Instituto Superior de Engenharia do Porto passa a ser uma segunda casa, pelo que é extremamente relevante contribuir para o seu sentimento de pertença, facilitar a sua familiarização com esta nova realidade e apoiá-los nesta transição que traz muitos desafios", conclui.

O INTEGRA ISEP realiza-se desde 2009/2010, facilitando o processo de acolhimento dos novos estudantes da instituição. Convém mencionar também que, além das atividades supramencionadas, estão previstas sessões de acolhimento departamentais e seminários de desenvolvimento de competências de gestão de tempo.