Entrada > Notícias > Reabilitação da Baixa do Porto em análise no ISEP
Publicado em: 07 Junho 2018

Reabilitação da Baixa do Porto em análise no ISEP

O evento decorre no âmbito do IV Encontro "Grandes Desafios da Engenharia Civil"

IV Encontro os Grandes Desafios da Engenharia Civil, promovido anualmente pela Direção do Mestrado em Engenharia Civil (MEC), vai realizar-se no próximo dia 2 de maio, entre as 14h30 e as 18h, no Auditório Vítor Santos, no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP). Este ano o tema em debate é a Reabilitação da Baixa do Porto.

Na última década, a baixa portuense tem experimentado uma profunda alteração consubstanciada na recuperação do património arquitetónico, no aumento da oferta cultural, nas melhorias ao nível dos transportes e outras infraestruturas, bem como na promoção de locais de lazer. Este cenário tem atraído a atenção de mais turistas e captado o interesse de novos residentes, num movimento que tem induzido mais alterações e aumentado a pressão sobre a organização da cidade e sobre o parque habitacional.

Com esta iniciativa, a Direção do MEC pretende reunir e partilhar o conhecimento adquirido na obra feita e refletir o melhor caminho a seguir, seja em outras obras na baixa do Porto que certamente continuarão a bom ritmo, ou ao nível da exportação do conceito para outras cidades. Assim sendo, pretende-se apresentar algumas intervenções especialmente cuidadas e que servem de exemplo de boas práticas, ao nível da implementação de soluções técnicas, respeitando em simultâneo a preservação e a valorização do património, da segurança e do conforto das construções.

O Encontro Grandes Desafios da Engenharia Civil é especialmente dedicado a estudantes, empresas e profissionais de engenharia. A primeira parte é dominada pela participação de oradores convidados, especialistas de reconhecido mérito na área, que partilharão as suas experiências em intervenções anteriores, através do relato de casos de obra. A segunda parte contempla o testemunho de um diplomado do Mestrado em Engenharia Civil (MEC) do ISEP e o reconhecimento do mérito académico dos melhores diplomados do MEC|ISEP, na sua edição de 2015/2017.

As inscrições são gratuitas, mediante registo prévio, estando assegurada a entrega de um certificado de participação no final.

programa

Combined Shape

Navigation