Entrada > Notícias > Politécnico do Porto junta-se ao movimento Somos tod@s Digitais
Publicado em: 30 Junho 2020

Politécnico do Porto junta-se ao movimento Somos tod@s Digitais

“Somos Todos Digitais” tem como objetivo aumentar a literacia digital em Portugal e permitir que mais pessoas possam manter contacto à distância.

Portugal, à semelhança de muitas partes do mundo, atravessa um momento inédito. Apesar do processo de desconfinamento, a gravidade da COVID-19 ainda impõe constrangimentos sociais e profissionais, que se traduzem em mudanças significativas na vida de toda a população. Uma parte significativa tem utilizado, de forma crescente, diferentes soluções de tecnologias digitais com diferentes fins, nomeadamente para atenuar a sensação de isolamento. No entanto, há ainda um número significativo de pessoas que, por diferentes motivos, seja por não terem acesso a dispositivos, internet ou por não terem tido oportunidade de consolidarem as suas competências digitais básicas estão mais "desconectados" daqueles recursos.

A iniciativa Somos tod@s Digitais, - projecto no âmbito da Iniciativa Nacional Competências Digitais, Portugal INCoDe.2030 - procura combater o isolamento sistémico ou circunstancial, conectando a população com menos literacia digital (frequentemente, os mais idosos), ao mundo online. O projeto pretende desenvolver uma linha telefónica gratuita, que permite apoiar, de forma imediata e continuada, todas as pessoas com acesso à internet que tenham mais dificuldades em utilizar as tecnologias digitais, com particular destaque para as aplicações que permitem manter o contacto social e a realização de interações à distância (Facebook, Instagram, Messenger, WhatsApp e Skype).

O atendimento, que conta com o apoio da operadora NOS e da Fundação para a Ciência e Tecnologia, através da sua Unidade de Computação Científica Nacional (FCT/FCCN), estará ao cargo de cerca de 35 estudantes do ensino superior, dos cursos de informática e sistemas de informação, em regime de voluntariado. Oito estudantes das várias escolas e cursos do Politécnico do Porto juntaram-se à iniciativa, promovendo uma das missões fundamentais da instituição: a responsabilidade social.

Além da linha de apoio, o projeto “Somos Todos Digitais” inclui ainda um site, onde são disponibilizados tutoriais de manuseamento dessas mesmas aplicações. Os voluntários recebem também formação sobre como falar com as pessoas acerca dos cuidados a ter na Internet e os perigos a que estão sujeitos.