Entrada > Notícias > Personalidades do P.PORTO receberam medalhas municipais
Publicado em: 13 Julho 2023

Personalidades do P.PORTO receberam medalhas municipais

Sofia Lourenço, Mário Barreiros, José A. Gomes e Isabel Martins receberam a Medalha de Mérito; e José L. Coelho recebeu a Medalha de Honra

O maestro José Luís Borges Coelho, antigo professor da Escola Superior de Educação (ESE) e da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE)fundador do Coral de Letras da Universidade do Porto, foi condecorado com a medalha de honra da cidade, pelo seu “percurso de vida e de trabalho onde se cruzam a música, a história, o ensino e a intervenção cívica”, tal como destacou a proposta assinada pelo autarca Rui Moreira e aprovada pelo executivo há cerca de duas semanas. A cerimónia aconteceu no dia 9 de julho, domingo, na Casa do Roseiral, no Palácio de Cristal, e contou com a presença de Paulo Pereira, Presidente do Politécnico do Porto.

Sofia Inês Ribeiro Lourenço da Fonseca, Mário Barreiros, José António Gomes e Isabel Martins estão também entre as personalidades portuenses agraciadas com a medalha de mérito da cidade. No total foram entregues quatro medalhas de honra, 38 medalhas de mérito municipal e duas medalhas de bons serviços.

José Luís Borges Coelho, maestro e docente histórico do Politécnico do Porto, presidiu ao Conselho Científico da ESMAE e fez parte do Conselho Geral do Politécnico do Porto. Integrou ainda os conselhos gerais da Culturporto, da Fundação para o Desenvolvimento Social do Porto e do Conservatório de Musica do Porto. Fez também parte dos conselhos de administração da sociedade Porto 2001 e da Fundação Casa da Música.

A autarquia, que também homenageou com a medalha de honra Pedro Abrunhosa, Rui Reininho e os GNR, destacou "a longa e venerável tradição musical do Porto. Uma tradição que teve o seu auge no Portugal oitocentista, tendo declinado a partir de meados do século XX, tendência que começou a ser revertida no início deste século", sublinhou Rui Moreira, acrescentando que "o Porto tem uma relação especial com a música e a sua tradição musical oitocentista está a ser reavivada nas últimas décadas". O edil portuense concluiu afirmando que "não faltam concertos, festivais e outros eventos a marcar a agenda cultural da cidade".

Também no mundo da música, Sofia Lourenço, pianista, investigadora e docente na ESMAE, foi agraciada com a medalha de mérito da Câmara Municipal do Porto (CMP). Discípula de Helena Sá e Costa desde os dez anos de idade, iniciou o estudo de piano na Juventude Musical Portuguesa com Maria da Glória Moreira e Fausto Neves, no Conservatório de Música do Porto, concluindo nesta instituição os estudos superiores com distinção.

Pós-doutoranda pela Universidade Católica, e bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), os interesses de Sofia Lourenço na investigação centram-se na musicologia histórica, estudos de performance (escolas de piano) e musicologia sistemática, na qual centra o seu projeto multidisciplinar MAPP - Multimodal Analysis of Piano Performance. Pianista, natural do Porto, onde concluiu os estudos superiores, Sofia Lourenço é professora-adjunta de piano na ESMAE desde 1991 e concluiu o grau de Doutor em Música e Musicologia, na Universidade de Évora, em 2005, sob orientação de Rui Vieira Nery. A título de curiosidade, a poeta Inês Lourenço, mãe de Sofia, também recebeu uma medalha de mérito das mãos de Rui Moreira.

Seguindo o desígnio de prestigiar a tradição musical portuense, a CMP homenageou também Mário Barreiros, docente na ESMAE, com a medalha de mérito da cidade. Começou o estudo de bateria e guitarra como autodidata e hoje é um dos nomes maiores da produção musical portuguesa. Frequentou o Conservatório de Música do Porto e chegou a estudar, posteriormente, com os bateristas Billy Hart, Paul Motian, Joe Hunt e Kenny Washington. Fez parte de grupos como Mini-Pop, Jafumega e Bandemónio.

Mário Barreiros é um instrumentista dotado, um compositor inspirado, tendo deixado a sua marca no jazz, mas também no pop/rock português. Produziu alguns dos maiores sucessos dos Da Weasel, Silence 4, Pedro Abrunhosa, Rui Veloso, entre outros. Fez parte do Quinteto de Maria João, Quarteto de António Pinho Vargas, Sexteto de Jazz de Lisboa, Quarteto de Mário Laginha, Cool Jazz Orchestra e acompanha ainda, em estúdio e ao vivo, os The Gift. Com uma vida dedicada à música, cruzou-se também com grandes nomes da indústria, como Prince e Brian Eno. 



No lote de personalidades distinguidas pela autarquia está também o escritor José António Gomes, docente na ESE e investigador no Centro de Investigação e Inovação em Educação (InED). Lecionou literatura e música, sendo que a sua principal área de interesse no mundo da investigação é a relação entre estas duas áreas. Coordena o Núcleo de Investigação em Estudos Literários e Culturais do InED e é fundador da revista científica Malasartes – Cadernos de Literatura para a Infância e a Juventude. Já assinou diversos livros de poesia e livros para crianças e jovens, tendo sido distinguido com o Prémio Maria Amália Vaz de Carvalho, Prémio Compostela para álbuns infantis, Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância 2012 e o Prémio Autores da Sociedade Portuguesa de Autores.

Foi ainda homenageada Isabel Martins, engenheira química, que está ligada à história do Politécnico do Porto, tendo iniciado funções docentes em 1970, no então Instituto Industrial do Porto, mais tarde, em 1974 convertido em Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e, em 1989, integrado no Instituto Politécnico do Porto, tendo lecionado até 2007. Participou no Conselho Municipal de Ambiente da Câmara Municipal do Porto desde que ele foi criado, em 2001, até ao momento presente. Fez parte das listas de vereadores nas três candidaturas de Rui Moreira à CMP. Os seus interesses pelas questões ambientais, e em particular por temas ligados à sustentabilidade, estiveram na origem de diferentes cargos e de participação em iniciativas que a notabilizaram e cujo desempenho é agora reconhecido publicamente. 



Entre outros homenageados, contam-se figuras como o diretor-geral do Porto Canal, Manuel Tavares, o fotojornalista Paulo Pimenta, o empresário Manuel Serrão, ou a antiga professora Julieta Sampaio, fundadora do programa Parlamento Jovem, bem como duas entidades, os Estúdios Rangel e a Livraria Lello.

As Medalhas da Cidade são, desde 2014, atribuídas todos os anos no dia 9 de julho, dia que assinala a chegada, em 1832, de D. Pedro IV ao Porto, evento que precede o famoso cerco que durou um ano. Dividem-se em três categorias: Honra (apenas Grau Ouro); Mérito (Graus Ouro, Prata e Cobre); e Bons Serviços (Graus Ouro, Prata e Cobre).

Combined Shape

Navigation