Entrada > Notícias > 168 anos a ensinar Engenharia

168 anos a ensinar Engenharia

ISEP

A história do ISEP, escola de Engenharia do P.PORTO, tem as suas raízes na Escola Industrial do Porto, fundada em 1852


Hoje, 27 de março, celebramos o dia do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).

A história do ISEP tem as suas raízes na Escola Industrial do Porto, estabelecimento precursor fundado em 1852. José de Parada e Silva Leitão (1809-1880), lente de Física da Academia Politécnica do Porto (que, em 1911, deu origem à Universidade do Porto), foi nomeado o primeiro diretor interino da Escola Industrial do Porto com a principal função de organizar este estabelecimento de ensino e nomear professores.

A 27 de março de 1854, o Conselho Escolar reuniu, pela primeira vez, na Sala de Física da Academia Politécnica, uma vez que a escola ainda não tinha instalações próprias. Esta reunião assinalou a inauguração oficial da Escola Industrial do Porto e ficou registada num relatório de atividades enviado por José de Parada e Silva Leitão para o Ministério da Obras Públicas, Comércio e Indústria.

Os primeiros cursos livres decorreram entre maio e agosto de 1854. No primeiro ano letivo, 1854-1855, começaram a ser lecionados os cursos regulares e com mais de 300 alunos inscritos.

Alguns anos depois, com a expansão do ensino superior industrial em Portugal, a escola passou a denominar-se Instituto Industrial do Porto e, em 1974, adota o nome actual de Instituto Superior de Engenharia do Porto.

Autor

CCIC | P.PORTO

Partilhar