Entrada > Notícias > P.PORTO submete doutoramentos para acreditação
Publicado em: 21 Novembro 2023

P.PORTO submete doutoramentos para acreditação

Os doutoramentos em Inteligência Artificial e Engenharia de Sistemas Inteligentes, em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais e Bioprodutos e em Engenharia Eletrotécnica e Sistemas Computacionais, todos do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), serão dos primeiros doutoramentos de perfil politécnico em Portugal

Depois de, no dia 24 de fevereiro, a Assembleia da República aprovar a outorga de doutoramentos por parte de Institutos Politécnicos que cumpram os requisitos legalmente estipulados (Lei n.º 16/2023, de 10 de abril), o Politécnico do Porto submeteu, no dia 14 de novembro, cursos de doutoramento para acreditação na Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), o órgão de definição e garantia dos padrões de qualidade das instituições de ensino superior.

Os doutoramentos em Inteligência Artificial e Engenharia de Sistemas Inteligentes, em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais e Bioprodutos e em Engenharia Eletrotécnica e Sistemas Computacionais, todos do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), são dos primeiros a ser submetidos a acreditação, reunindo as condições requeridas pelo atual quadro normativo.

Paulo Pereira, Presidente do Politécnico do Porto, considera este um momento crucial da vida da instituição: "Temos vindo a trabalhar de forma sustentada na criação de cursos de doutoramento e estamos convictos da sua relevante qualidade, para além de reunirmos as condições e requisitos definidos pela tutela."

"Como é sobejamente conhecido" - explica o Presidente - "dispomos de diversas Unidades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) com classificação de Excelente e de Muito Bom: duas próprias e seis em parceria. Estamos, portanto, na linha da frente no que se refere à formação de terceiro ciclo ministrada em politécnicos portugueses."

Estamos agora mais perto da Europa, cuja conceção do que é um doutoramento evoluiu, diversificando-se nos seus objetivos ao promover um universo de parcerias com empresas, aproximando a academia com o tecido empresarial e industrial,  fortalecendo a dinâmica de inovação, participando ativamente no desenvolvimento económico e social do país, sem perder o cunho essencial de contributo para o avanço do conhecimento.

Caberá agora à A3ES, em autonomia e rigor, avaliar o cumprimento dos critérios exigidos.