Entrada > Notícias > P.PORTO preenche 99,7% das vagas na 1.ª fase de candidaturas
Publicado em: 02 Outubro 2018

P.PORTO preenche 99,7% das vagas na 1.ª fase de candidaturas

O Politécnico do Porto teve 3.698 candidatos em 1.ª opção para as 2.895 vagas disponíveis na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao ensino superior

A 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA) ao ensino superior, cujos resultados foram divulgados no último fim-de-semana, fechou com um aumento de 0,1% no número de colocações.

Os números revelados no dia 9 de setembro pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) mostram, em comparação com anos anteriores, que a procura pelos cursos de Lisboa e Porto, onde se encontram grande parte das maiores instituições de ensino superior do país, se mantém em níveis semelhantes, apesar da redução de vagas imposta pela tutela a partir deste ano, com o objetivo de fomentar a procura de cursos e instituições no interior do país.

O Politécnico do Porto preencheu a quase totalidade das vagas, sobrando apenas oito lugares. Na primeira fase concursal só o ISCTE preencheu a totalidade das vagas; na Universidade Nova de Lisboa sobraram apenas dois lugares; na Universidade do Porto 19; e na Universidade de Lisboa 118.

Segundo os dados disponibilizados pela DGES relativos à 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2018/2019, o Politécnico do Porto aumentou a percentagem de colocação de estudantes em relação a 2017. Preenchemos 99,7% das vagas iniciais e tivemos 3.698 candidatos em 1.ª opção  num total de 16.250 candidatos para 2.895 vagas.

Damos assim, as boas-vindas a 2896* novos estudantes!

As candidaturas à segunda fase do concurso nacional de acesso decorrem entre 10 e 21 de setembro, para a qual ficam disponíveis as vagas sobrantes da primeira fase, as vagas da primeira fase para as quais não se tenha concretizado a matrícula dos estudantes colocados e as vagas da primeira fase libertadas por estudantes que tentem outra colocação na segunda.

Os resultados da segunda fase do concurso são divulgados a 27 de setembro.

*NOTA: foram criadas nove vagas adicionais, para resolver situações de empate nos últimos colocados