O Ranking das Universidades Empreendedoras de Portugal 2025 visa destacar a crescente importância do empreendedorismo nas IES. Ao mapear o número de alumni de cada universidade ou politécnico que se tornaram fundadores de startups, esta medida avalia um indicador do impacto empreendedor de uma instituição: a sua capacidade de fomentar fundadores que transformam conhecimento em inovação. Em relação ao ano passado, o Politécnico do Porto subiu em todas as métricas, mantendo a nona posição da tabela. Só no número de alumni founders, por exemplo, houve um incremento de 60%.
Este ranking, liderado pela primeira vez pela Universidade de Lisboa, capta a crescente contribuição das Instituições de Ensino Superior portuguesas para o ecossistema nacional de inovação, proporcionando uma base para a análise contínua de como os ambientes académicos fomentam o talento empreendedor. A tabela deste ano foi anunciada pela Startup Portugal, no dia 11 de novembro, na Web Summit de Lisboa, na sessão Ranking the Universities – How can academia boost this Ecosystem?.
“O Portugal’s Entrepreneurial Universities Ranking demonstra a crescente importância do empreendedorismo no ensino superior, ao reconhecer o papel decisivo que universidades desempenham", disse Miguel Aguiar, diretor executivo da Startup Portugal, em comunicado. "E os resultados confirmam que o ecossistema académico nacional está cada vez mais orientado para a inovação, com uma cultura que estimula a iniciativa, a criatividade e o impacto social e económico", complementou.
O relatório completo pode ser consultado aqui.
