Entrada > Notícias > P.PORTO em rede, com as escolas secundárias
Publicado em: 09 Junho 2020

P.PORTO em rede, com as escolas secundárias

O Politécnico do Porto realiza sessões de esclarecimento online com estudantes do ensino secundário que pretendam ingressar no ensino superior
O Politécnico do Porto tem vindo a desenvolver um conjunto de mecanismos que visam a aproximação aos candidatos ao ensino superior.

De entre as iniciativas, o P.PORTO desloca-se regularmente às escolas para participar em sessões informativas e mostras escolares de divulgação de oferta formativa, além de promover a visita das escolas aos espaços do P.PORTO para que os estudantes conheçam as atividades de ensino e investigação in loco.

Na impossibilidade de realizar as visitas às escolas devido à situação epidemiológica do país, surgiu a oportunidade de, em conjunto com as demais
escolas do Politécnico do Porto e junto dos serviços de psicologia e orientação das escolas secundárias, planear e organizar sessões de esclarecimento, via Zoom, com os estudantes do secundário que mostrem interesse em participar nestes momentos de partilha.

No dia 28 de abril, decorreu uma sessão orientada para os estudantes da Escola Secundária de São Pedro da Cova, tendo tido uma forte adesão por parte dos alunos das turmas de 12.º ano dos cursos de Científico-Humanístico, assim como de alunos do 3.º ano de Cursos Técnicos de Desenho Gráfico, Auxiliar de Saúde, Técnico de Gestão Desportiva e Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos.

Por sugestão do Serviço de Psicologia e Orientação da Escola Secundária de São Pedro da Cova, na sessão estiveram representadas, através de coordenadores dos cursos TeSP, a Escola Superior de Educação (ESE), a Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD), o Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) e a Escola Superior de Saúde (ESS). Mais tarde, no mesmo dia, decorreu uma outra sessão orientada para os alunos da Escola Secundária Eça de Queirós, com o professor Horácio Tomé Marques a representar a Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD).

O dia 29 de abril foi dedicado aos estudantes da Escola Secundária Eça de Queirós que manifestam especial interesse na oferta formativa do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP). Susana Pinto foi a representante do ISCAP a marcar presença e a esclarecer todas as dúvidas colocadas durante o encontro virtual.

A oferta formativa do Politécnico do Porto tem, assim, chegado aos estudantes do ensino secundário através destas sessões online, que decorrem num ambiente descontraído, propício à interação. As sessões são orientadas e moderadas por Eduarda Gomes, responsável pela comunicação do Politécnico do Porto junto das escolas básicas e secundárias.

Para o agendamento de sessões de esclarecimento sobre a oferta formativa no ensino superior deve ser enviado e-mail para Eduarda Gomes, através do contacto aetg@sc.ipp.pt