Entrada > Notícias > P.PORTO celebrou 33 anos
Publicado em: 26 Fevereiro 2018

P.PORTO celebrou 33 anos

O evento decorreu, dia 23 de fevereiro, no grande Auditório do Instituto Superior de Engenharia do Porto.

O 33.º aniversário do Politécnico do Porto foi celebrado na presença das mais diversas personalidades civis e académicas. A sociedade civil teve um papel de relevo nestas cerimónias com a atribuição da Medalha de Mérito P.PORTO a várias entidades.

Salientando como uma "vitória maior" do Politécnico do Porto a construção de uma rede sólida de parceiros, Rosário Gambôa homenageou as autarquias do Porto, de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim, representadas respetivamente pelos presidentes Rui Moreira, Eliza Ferraz e Aires Pereira; a AEP, representada por António Barros;  a Santa Casa da Misericórdia do Porto, na pessoa do provedor António Tavares; o Turismo Porto e Norte por Mélchior Moreira e a Casa da Música, representada por Paulo Sarmento e Cunha.

Marques dos Santos inaugurou a cerimónia na sua primeira intervenção pública enquanto presidente do Conselho Geral. O novo quadro legislativo para o ensino superior, comunicado dia 15 de fevereiro pelo Conselho dos Ministros, marcou o teor discursivo, que contou também com a intervenção do representante dos estudantes do P.PORTO, João Pedro Videira, e do Presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, Nuno Mangas. Rosário Gambôa concluiu este momento das comemorações, enfatizando os oito anos de luta por uma instituição mais "coesa, plural, e una" que, apesar dos obstáculos e restrições financeiras, é hoje uma "instituição mais consciente, reconhecida, prestigiada e atrativa".

E porque o momento "é de celebração da comunidade" e "das nossas pessoas", foram homenageadas duas figuras maiores do Politécnico do Porto, que desapareceram em 2018 e que marcaram de forma determinante  a vida da Instituição e da própria cidade, Orlando Fernandes e Francisco Beja, os quais receberam a título póstumo, a Medalha de Serviços Distintos do P.PORTO. A mesma distinção foi atribuída a Manuela de Melo,  presidente do Conselho Geral do P.PORTO entre 2011 e 2017.

Como já é habitual, o dia de aniversário foi também ocasião para atribuir a Distinção por 20 anos de Serviço e Dedicação, as Bolsas de Estudo por Mérito DGES, as Bolsas de Estudo por Mérito Trabalhadores –Estudantes Santander e o Certificado de Mérito por Publicação Científica.

Parabéns a todos os que constroem diariamente esta comunidade que é o P.PORTO.