Entrada > Notícias > Orquestra Clássica do P.PORTO apresenta-se no Algarve
Publicado em: 30 Janeiro 2020

Orquestra Clássica do P.PORTO apresenta-se no Algarve

A orquestra estará em Loulé a acompanhar os pianistas Pedro Burmester, Miguel Borges Coelho e Hugo Peres

O IV Festival Internacional de Piano do Algarve, evento organizado pela Câmara Municipal de Loulé, contará com a participação da Orquestra Clássica do Politécnico do Porto (OCPP).

A actuação acontece a 16 de fevereiro, no Cine-Teatro Louletano, a partir das 17h. A OCPP irá acompanhar os pianistas Pedro Burmester, Miguel Borges Coelho e Hugo Peres (biografias em baixo). Serão apresentados os concertos de Bach para um, dois e três pianos.

Pedro Burmester nasceu no Porto, em 1963, e foi durante dez anos aluno de Helena Sá e Costa, tendo terminado o Curso Superior de Piano do Conservatório do Porto com 20 valores, em 1981. Já realizou mais de 1000 concertos a solo, com orquestra e em diversas formações de música de câmara, em Portugal e no estrangeiro. A sua discografia inclui três álbuns a solo com obras de Bach, Schumann e Schubert; um em duo com Mário Laginha; e três gravações com a Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Miguel Borges Coelho (Porto, 1971) iniciou o estudo de piano com Amélia Vilar, vindo a prosseguir mais tarde a sua formação no Conservatório de Música do Porto. Como bolseiro da Fundação Gulbenkian estudou depois na Staatliche Hochschule fur Musik Freiburg im Breisgau e na Escuela Superior de Musica Reina Sofia. É atualmente docente na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE).

Hugo Peres (Porto, 1997) iniciou o estudo do piano, em 2003, na Escola de Música Óscar da Silva. Em 2004 ingressou no Conservatório de Música do Porto. Em 2015 passou a integrar a classe de Miguel Borges Coelho na ESMAE, tendo concluído a licenciatura em piano em 2019. Atualmente frequenta o Mestrado em Interpretação Artística na ESMAE, também com Miguel Borges Coelho.

Recorde-se que a OCPP é uma estrutura musical performativa, de cariz semiprofissional, criada e apoiada pela presidência do Politécnico do Porto. Tem como objetivo fundamental proporcionar aos estudantes e alumni uma estrutura musical orquestral que lhes permita desenvolver e aperfeiçoar uma atividade instrumental/orquestral, individual e coletiva, de forma regular e orientada.

Para além da atividade orquestral que realiza ao longo do ano, a OCPP promove e apoia a realização de diferentes projetos de música de câmara, de número e geometria instrumental variável, com os seus instrumentistas — os Solistas da OCPP.