Entrada > Notícias > Oficina de Azulejaria no Politécnico do Porto
Publicado em: 29 Outubro 2019

Oficina de Azulejaria no Politécnico do Porto

Susana Lopes, docente da ESE, escola de Educação do Politécnico do Porto, dinamiza a quinta edição das Oficinas Socio-Educativas do P.PORTO

A quinta edição das Oficinas do Politécnico do Porto é dedicada às artes plásticas, mais especificamente à Azulejaria. A oficina realiza-se nas instalações da Escola Superior de Educação (ESE), às quartas-feiras, em horário pós-laboral  (18h às 20h) e será orientada por Susana Lopes Silva, artista plástica e professora da ESE.

O objetivo desta oficina é proporcionar uma experiência prática no âmbito da pintura tradicional de azulejos. Destinada a todos aqueles que pretendem adquirir ou aumentar os conhecimentos nesta área, os  participantes serão convidados a experimentar a pintura em azulejo à mão livre e a pintura usando as técnicas de estampilha, de trinchados, de esponjados e “majólica” de pintura a pincel, num exercício que conduzirá à criação de um painel cerâmico.

A técnica da azulejaria, cuja designação vem do árabe al-zulaich (que significa pequena pedra polida) ganhou tradição única e exemplar em terras portuguesas. Com 500 anos de produção nacional, o azulejo tornou-se um caso único como elemento decorativo e arquitetónico. Revestiu igrejas, palácios e mudou a paisagem urbana. Hoje é uma das expressões mais fortes da cultura em Portugal e uma das contribuições mais originais da arte nacional para a cultura universal.

As Oficinas do Politécnico do Porto são uma iniciativa do P.PORTO destinada à comunidade de estudantes, docentes, funcionários, alumni e todos aqueles elementos deste mesmo universo que se encontrem aposentados.

As oficinas realizam-se nas instalações das diferentes escolas do Politécnico do Porto, em horário pós-laboral, organizadas em blocos de duas horas semanais. Cada oficina têm um número limite de 15 inscrições (link em baixo). Aos inscritos será atribuído um certificado de participação.

Inscrições*

* Se não conseguir inscrever-se no formulário, por favor escreva para oficinas@ipp.pt