Com o objetivo de mobilizar a sociedade civil para uma cidade mais sustentável e neutra em carbono, esta iniciativa desafia cada portuense a ser um agente de mudança através de pequenos gestos diários, com impacto nas mais diversas áreas de intervenção.
A campanha, que resulta de uma colaboração com o mundo académico e foi desenhada por uma estudante de Belas Artes, assenta em diferentes eixos de atuação para uma cidade mais sustentável. Mobilidade, energia, recursos hídricos, circularidade, compras locais e combate ao desperdício alimentar dão o mote para alterações de comportamento que podem fazer a diferença.
A adoção do uso de transporte público, a redução do consumo de água no banho, poupança energética ao desligar as luzes, as compras a fornecedores locais e o combate ao desperdício alimentar são algumas das sugestões lançadas aos portuenses de forma apelativa, descontraída e com algumas referências musicais bem conhecidas.
Apresentado publicamente em setembro de 2022, o Pacto do Porto para o Clima conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República e reúne cerca de 300 subscritores, entre os quais, e desde a primeira hora, o Politécnico do Porto.