Entrada > Notícias > O P.PORTO aderiu ao Projeto Eco-Escolas
Publicado em: 04 Fevereiro 2022

O P.PORTO aderiu ao Projeto Eco-Escolas

O Politécnico do Porto, na prossecução do Desenvolvimento Sustentável, visa a adaptação a um modelo de EcoCampus

O Eco-Escolas é um programa internacional da Foundation for Environmental Education, desenvolvido, em Portugal, desde 1996, pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Este programa visa fomentar a realização de ações para a educação ambiental e sustentabilidade, tendo em vista os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - Agenda 2030. 

O conceito de EcoCampus resulta da adaptação da metodologia do Eco-Escolas às Instituições de Ensino Superior compostas por várias Unidades Orgânicas (escolas), distribuídas por vários campi. Pretende-se atuar ao nível da gestão ambiental dos campi e das diversas Unidades Orgânicas que os compõem.  

Das nossas oito Escolas, distribuídas por três campi ja aderiram ao programa a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (Campus 3), a Escola Superior de Hotelaria e Turismo, a Escola Superior de Media Artes e Design (ambas do Campus 2), a Escola Superior de Educação, a Escola Superior de Saúde e o Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (todas do Campus 1). 

A Eco-Escolas baseia-se na metodologia dos sete passos e visa garantir a participação das gerações mais jovens na tomada de decisões, envolvendo-as na construção de uma instituição e de uma comunidade mais sustentáveis. Esta metodologia, como o nome sugere, engloba sete momentos distintos e sucessivos: 

1. Formalização de um Conselho Eco-Escola - Grupo de trabalho composto, maioritariamente, por estudantes; 
2. Realização de uma Auditoria Ambiental; 
3. Construção de um Plano de Ação, com destaque para os alguns temas definidos anualmente, como: Resíduos, Água, Energia, e outros que as Unidades Orgânicas pretendam desenvolver; 
4. Monitorização e Avaliação; 
5. Trabalho Curricular - As atividades Eco-Escolas poderão ser integradas em várias unidades curriculares; 
6. Informação e Envolvimento da Unidade Orgânica e da Comunidade Local - Divulgação do Programa na Instituição e na Comunidade; articulação com outras entidades; realização do Dia Eco-Escolas;
7. Eco-Código - Conjunto de frases contendo princípios, ideias e compromissos, elaboradas pelos estudantes de cada Unidade Orgânica aderente, que traduzam o código de conduta ambiental da Escola. 

A partir de janeiro de 2021, cada uma das Escolas aderentes iniciou o seu trabalho, fazendo o caminho dos sete passos. Todas, exceto uma, conseguiram o galardão. 

. ESTG Escola Superior de Tecnologia e Gestão
. ESMAD Escola Superior de Media Artes e Design
. ESS Escola Superior de Saúde
. ESE Escola Superior de Educação - Esta Escola participoutambém, no desafio Tetrapak “Constrói o teu ecoponto amarelo e recicla”, tendo sido distinguida com uma Menção Honrosa. 
. ISCAP Instituto Superior de Contablidade e Administração do Porto

 A adesão ao Programa Eco-Escolas constitui um importante passo no caminho da sustentabilidade local e regional, sendo um contributo fundamental para a criação de uma consciência ambiental na comunidade P.PORTO.

Combined Shape

Navigation