Entrada > Notícias > Martim Barbosa conquista prémio no Japão
Publicado em: 20 Novembro 2023

Martim Barbosa conquista prémio no Japão

Estudante finalista da ESMAE, mentorado por António Saiote, referência mundial do clarinete, esteve em destaque na sexta edição do Concurso Jacques Lancelot, que se realizou no dia 2 de setembro

A sexta edição do Concurso Internacional Jacques Lancelot, que premeia os melhores clarinetistas com base na herança do espírito musical do famoso músico francês (1920-2009), realizou-se no passado dia 2 de setembro e contou com a participação de Martim Barbosa, estudante da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE).

O finalista da Licenciatura em Música, com 20 valores no exame final, destacou-se na competição internacional, obtendo o terceiro lugar. O primeiro e segundo prémio foram entregues a músicos seis anos mais velhos, oriundos de Espanha e Coreia do Sul, respetivamente.

António Saiote, professor e mentor de Martim, afirma-se orgulhoso da prestação: "O Martim é um predestinado, revela-se em palco e foi o mais completo de todos os candidatos." O maestro de renome internacional, recentemente condecorado com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, revela algum do percurso do estudante, que apesar da juventude, 21 anos, já recebeu muitos prémios nacionais e internacionais. "É um artista de elevado talento, uma maturidade acima da média e um virtuosismo sempre ao mais alto nível", declara.

Em Yakosuka, no Japão, Martim Barbosa fez-se ouvir na ronda final com a obra Concerto para Clarinete em Lá Maior - K.622, de Mozart, tocada sem pauta, bem como com trabalhos do músico Ichiro Nodaira (1953). Num ano atípico, "sem férias", o estudante da ESMAE assegura que "este prémio tem um significado muito especial" e é também "uma prenda, tanto para mim como para o meu professor [António Saiote], ao fim de dez anos de trabalho e de muitas aprendizagens, dentro e fora da música", sumarizou Martim, agradecendo ainda a Nuno Pinto, seu professor na licenciatura. "Um eterno obrigado à ESMAE", disse.

A terceira posição, nesta que é uma das três competições de clarinete mais importantes a nível mundial, valeu ao estudante do Politécnico do Porto um prémio de 200.000 ienes (cerca de 1.200 euros), assim como a oportunidade de integrar um pequeno recital na Ópera de Tóquio.

O Concurso Internacional Jacques Lancelot realiza-se de dois em dois anos, alternadamente entre o Japão e França, e tem como objetivo avaliar e premiar os desempenhos musicais dos participantes, tendo por base a herança do músico francês.