Entrada > Notícias > Lançamento da Primeira Pedra da Ampliação da ESTG
Publicado em: 02 Junho 2023

Lançamento da Primeira Pedra da Ampliação da ESTG

A cerimónia foi antecedida pela conferência “Olhares Sobre os Desafios do PRR e do PT2030”

A cerimónia de apresentação da ampliação da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico do Porto (P.PORTO) realizou-se, no dia 11 de abril, pelas 15h, no Auditório Professor Doutor Luís Soares, em Felgueiras.

O momento de lançamento da primeira pedra contou com a presença de Pedro Dominguinhos, Presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR, António Cunha, Presidente da CCDR-N, Nuno Fonseca, Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, e Paulo Pereira, Presidente do Politécnico do Porto.

O evento foi antecedido pela conferência “Olhares Sobre os Desafios do PRR e do PT2030”, que teve lugar na Sala de Atos da Presidência do P.PORTO. A ocasião permitiu conhecer o quadro da atual execução do Plano de Recuperação e Resiliência e as linhas gerais da reprogramação em curso, tema abordado por Pedro Dominguinhos. Já António Figueiredo, Diretor da Quaternaire Portugal, avaliou os impactos do PT2030 nos índices de competitividade regional, num contexto de novos desafios de relação e organização pública e privada.

As novas instalações da ESTG irão incluir, nesta primeira fase, um conjunto de salas de aula de reforço à atividade letiva da Escola, bem como o primeiro Centro de Transferência de Conhecimento e Tecnologia dedicado à promoção do aumento da competitividade das empresas de toda a região do Tâmega e Sousa.

Este investimento inicial, de quatro milhões de euros, traduz-se no maior investimento de sempre ao nível do ensino superior público no Tâmega e Sousa, estando em linha com a atual estratégia da Presidência do Politécnico do Porto, em reforçar a sua presença naquela região.

Para Pedro Dominguinhos, o Ensino Superior tem um papel fundamental, não apenas na qualificação das pessoas, mas também  no fortalecimento das relações com o tecido empresarial e das entidades públicas. O presidente da comissão de acompanhamento do PRR  destaca o caso da ESTG como "particularmente relevante", acrescentando como a missão da Escola procura dar um contributo adicional à formação das pessoas da região, "respondendo aos desafios que o tecido empresarial tem vindo a colocar". Hoje em dia sabemos que, "para além da qualificação pedagógica, a investigação é fundamental".

"Esta ampliação do edificado de que hoje iremos lançar simbolicamente a primeira pedra, e a que se junta também o investimento para uma nova residência para estudantes, são momentos estruturantes que perdurarão no tempo", afiança, "o contributo do PRR é, assim, significativo e avaliado como essencial."

Dominguinhos destaca ainda a participação do P.PORTO, com mais de dez milhões de euros, em oito agendas mobilizadoras que se têm vindo a concretizar numa articulação virtuosa com o tecido empresarial em favor da inovação, respondendo às necessidades do Norte: "Há aqui uma densificação, um crescimento significativo na resposta aos desafios societais. O P.PORTO tem uma investigação com impacto que pode provocar uma alteração consequente no tecido social e empresarial, e este é um dos indicadores muito claros, passível de ser mensurado do real impacto do ensino superior na região e na indústria."

Para Paulo Pereira, Presidente do Politécnico do Porto, este investimento consolida o ensino superior público nesta região, "fator central para o seu desenvolvimento social e económico", "numa estratégia iniciada por esta Presidência, em 2022", em que "queremos aproximar o conhecimento mais e melhor junto da nossa Comunidade". Por isso, hoje foi um dia simbólico para Felgueiras e para o Tâmega e Sousa, "em que apresentámos as linhas gerais do nosso modelo de relação com este importante território, queremos ter o Politécnico do Porto mais próximo das pessoas”.

Importa sinalizar que esta empreitada se traduz num investimento de 2,3 milhões de receitas próprias do Politécnico do Porto, cerca de 800 mil euros do NORTE2020 e 730 mil euros do PRR.

Para o Presidente da ESTG, Luís Lima, “vamos finalmente usufruir de instalações condignas, que aguardamos há longos anos, para proporcionar a todos os que na Escola trabalham e estudam as infraestruturas que tanto necessitam e merecem”.

recuperarportugal.gov.pt