Entrada > Notícias > José Alexandre Pinto é o novo Presidente da ESE
Publicado em: 07 Abril 2022

José Alexandre Pinto é o novo Presidente da ESE

A tomada de posse do Presidente da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto decorreu no dia 6 de abril

“Sei que chego a este dia aos ombros de gigantes”, declarou José Alexandre Pinto, Presidente eleito da Escola Superior de Educação (ESE), no âmbito da cerimónia de tomada de posse, que decorreu quarta-feira, 6 de abril. O conceito, com origem na obra do filósofo Bernardo de Chartres, é uma imagem recorrente de gratidão pela inteligência e saber do passado, "que nos permite ver mais e mais longe", e foi uma imagem muito presente no discurso do presidente empossado: o reconhecimento do passado de excelência da instituição e do valor inestimável dos seus antecessores.

Colaboração, transparência e trabalho de equipa foram ideias-chave da sua intervenção e pilares no plano de ação estratégica para os próximos quatro anos. "Uma empreitada desta natureza não dispensa o trabalho colaborativo", declarou, enfatizando a "inquietude e ambição" que tão bem caracteriza a ESE e "que nos permite alcançar melhores resultados, identificar obstáculos e reconhecer oportunidades".

"Não podia estar em melhor companhia, sinto-me bem e sinto-me em casa", afirmou, saudando o crucial papel dos docentes, não docentes e estudantes, sendo estes “a principal razão da nossa existência”.

A tomada de posse decorreu na presença do Presidente do Politécnico do Porto, Paulo Pereira, da presidente cessante da ESE, Prudência Coimbra, de diversos membros da equipa da presidência, dos presidentes das Unidades Orgânicas, assim como vários representantes da comunidade docente e discente.

O Presidente do Politécnico do Porto declarou, neste que foi o seu primeiro ato público, a importância histórica da ESE que, não obstante as várias crises que sofreu, "saiu sempre fortalecida, progredindo e desenvolvendo, sempre orientada para o futuro". Paulo Pereira, ele próprio antigo Presidente da ESE, reiterou a disponibilidade da nova gestão em colaborar com a ESE, desejando as maiores felicidades ao novo presidente, "possuidor de um conhecimento e visão estratégica da Escola e da sua gestão". O Presidente elogiou ainda o trabalho desenvolvido pela anterior gestão: "Nestes últimos quatro anos, Prudência Coimbra soube catapultar a Escola para o futuro", enunciando o papel estratégico e o esforço sistemático que demonstrou no combate à pandemia.

Prudência Coimbra evocou as palavras proferidas aquando da sua tomada de posse e que hoje continuam a fazer sentido. "É bom estar entre amigos". A presidente cessante está convicta de que "neste momento de renovação, a ESE continuará sempre a prosperar".