Entrada > Notícias > Jornadas sobre Aprendizagem da Leitura e Surdez
Publicado em: 14 Julho 2016

Jornadas sobre Aprendizagem da Leitura e Surdez

Organizadas pelo CIIL, dia 15 de julho, no auditório da Casa do Infante.

A aprendizagem da leitura é um processo reconhecidamente exigente para qualquer criança. O Centro de Investigação e Intervenção na Leitura (CIIL) trabalha diariamente no sentido de promover o sucesso nesta aprendizagem.

Nestas primeiras jornadas, organizadas pelo CIIL, será abordado o caso da criança com surdez, para quem a exigência do processo de aprendizagem da leitura é amplificada. Em contexto de desenvolvimento típico espera-se que, para aprender a ler, a criança relacione conhecimentos prévios da linguagem falada com novos conhecimentos relativos à escrita.

A criança com surdez parte então para a aprendizagem da leitura com uma dificuldade adicional em relação à criança ouvinte. Para que a aprendizagem da leitura decorra com sucesso é necessário o desenvolvimento de estratégias específicas que tornem percetíveis os sons da fala à criança com surdez.

Nestas jornadas um painel de especialistas nacional abordará diversas vertentes da temática da aprendizagem da leitura na criança com surdez.

As inscrições já se encontram completamente preenchidas.

+ info

Combined Shape

Navigation