Entrada > Notícias > Investigadores da ESS em estudo sobre a Farmácia do Futuro
Publicado em: 17 Novembro 2023

Investigadores da ESS em estudo sobre a Farmácia do Futuro

O estudo, no âmbito do projeto ForPharmacy, apresenta resultados do diagnóstico de necessidades das farmácias e à prestação de serviços inovadores

Uma equipa de investigadores do Laboratório de Reabilitação Psicossocial (LabRP), Centro de Investigação em Reabilitação (CIR) da Escola Superior de Saúde desenvolveram um estudo sobre como os serviços prestados na área da saúde podem ser potenciados através das tecnologias da informação e da comunicação e da inteligência artificial.

O estudo, intitulado “A Farmácia do Futuro: Perceção e Contributos dos Profissionais de Farmácia”, tem como objetivo explorar a perceção dos profissionais de farmácia sobre a prestação de novos serviços pelas farmácias comunitárias. As áreas de foco incluem a doença pulmonar obstrutiva crónica e a interação fármaco-suplemento/fitoterápico.

Para realizar o estudo, os investigadores administraram um questionário online a profissionais de farmácia de todo o país. O questionário foi desenvolvido pela equipa de investigação com base em grupos focais e numa análise indutiva para elaboração das categorias que constituíram as dimensões do questionário.

Os resultados do estudo revelaram uma recetividade significativa por parte dos profissionais de farmácia ao desenvolvimento de novos serviços pelas farmácias comunitárias, especialmente nas áreas da doença pulmonar obstrutiva crónica e da interação fármaco-suplemento/fitoterápico. Além disso, os resultados identificaram sugestões para o desenvolvimento desses serviços, condições necessárias para a sua implementação e potenciais obstáculos e estratégias para promover a adesão aos novos serviços.

Com base nos conhecimentos adquiridos, os investigadores esperam que as farmácias comunitárias possam desenvolver soluções inovadoras no aconselhamento, monitorização da farmacoterapêutica e na farmacovigilância, incluindo a deteção de reações adversas e interações medicamentosas. Estes novos serviços, tanto presenciais como remotos, facilitarão a acessibilidade aos utentes, respeitando a natureza sensível das informações e garantindo condições de segurança.

Os resultados deste estudo também impulsionaram o desenvolvimento do projeto ForPharmacy 2022, no âmbito do qual estão a ser desenvolvidas soluções tecnológicas inovadoras. Um módulo computacional capaz de adquirir informações de sensores Internet of Things (IoT) está a ser desenvolvido para garantir a segurança da informação e a interoperabilidade com os sistemas de informação das farmácias.

Este estudo destaca a importância de adaptar os recursos materiais e humanos, assim como considerar questões de cibersegurança e interoperabilidade das tecnologias com os sistemas de informação existentes, de modo a garantir o sucesso e a efetiva implementação das soluções tecnológicas na área da saúde. Ao explorar a perceção dos profissionais de farmácia, o estudo fornece informações valiosas que podem ajudar as farmácias comunitárias a oferecer serviços inovadores e aprimorados aos utentes.

Combined Shape

Navigation