Entrada > Notícias > Festival SET regressa à ESMAE
Publicado em: 23 Setembro 2021

Festival SET regressa à ESMAE

A 11.ª edição do Festival SET - Semana das Escolas de Teatro decorre entre os dias 18 e 26 de setembro, em regime híbrido

A recente revolução da globalização que esta pandemia nos trouxe, como o marco de mudança de paradigma, pôs em causa a nossa civilização, as suas formações de poder e, com elas, o desenvolvimento de laços sociais cada vez menos aceitáveis. É preciso, em primeiro lugar, combater o medo. O medo da morte. Para ensaiar a sociabilizar… Para ensinar a caminhar…. Recomeçar a caminhar!

Para isso, é necessário recusar a passividade e reconhecer a entropia que chegou com esta paragem. Quanto mais ativos, mais aptos, mais fortes, melhor para a afastar. Sabemos que o medo aprisiona a lucidez e nos cristaliza e encerra numa bolha minúscula. Urge furar esta bolha, alargar os limites do espaço e do tempo para tomar consciência do nosso mundo. Reescrever este «microcosmo», que lentamente se contaminará de um novo renascimento!”

Excerto do Tema do Festival SET21 “Vamos (re)começar”

Apesar  de ainda vivermos um ano imprevisível e particularmente castigador para as artes do espétaculo, o Festival SET - Semana das Escolas de Teatro vai mesmo acontecer com uma programação alargada e muito diversificada.

A 11.ª edição do evento, que decorre de 18 a 26 de setembro, ocupa  vários locais da Escola Superior de Musica e Artes do Espetáculo | ESMAE, a escola de Artes do Politécnico do Porto

Com a pandemia Covid-19 e consequente impossibilidade de realização da edição de 2020, o Festival SET defendeu, à semelhança de outras estruturas culturais, um combate à onda de cancelamentos de eventos, encontrando uma nova forma de cumprir a sua missão: o online.

"Assim, surge a edição Pré-SET 2021" - explica a organização -  "uma preparação para a edição de 2021, envolvendo estudantes, docentes, diretoras/es de escolas, profissionais da cultura. A recente revolução da globalização que esta pandemia nos trouxe, como o marco de mudança de paradigma, pôs em causa a nossa civilização, as suas formações de poder e, com elas, o desenvolvimento de laços sociais cada vez menos aceitáveis. É preciso, em primeiro lugar, combater o medo."

A Semana das Escolas de Teatro (SET) nasce, em 2006, de uma vontade de colmatar a pouca ligação entre as escolas de teatro do país. Ao longo destes anos o festival tem cumprido o objetivo inicial, reunindo várias escolas de teatro nacionais (profissionais, politécnicas e universitárias) na cidade do Porto.

Com este evento, a ESMAE pretende implementar uma série de objetivos culturais, artísticos e pedagógicos que englobam a participação ativa das escolas de teatro nacionais e internacionais, fomentando a união, discussão e reflexão de temáticas ligadas ao ensino artístico e à prática teatral atual.