Entrada > Notícias > Faleceu Joaquim Ribeiro, primeiro presidente da ESEIG
Publicado em: 30 Agosto 2017

Faleceu Joaquim Ribeiro, primeiro presidente da ESEIG

Economista de formação, foi docente e presidente da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão.

Joaquim Ferreira Ribeiro nasceu a 30 de abril de 1929, na freguesia de Oliveira do Douro, concelho de Vila Nova de Gaia. Licenciado em Economia, ingressou no Instituto Comercial do Porto em 1971, sendo até 75 professor auxiliar provisório do 6.º grupo de cadeiras. Entre 1976 e 82 foi professor assistente além do quadro, professor do quadro transitório do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, entre 1982 e 88, e professor-adjunto até à sua aposentação.

Designado, em 1980, a representar o ISCAP na Comissão de Normalização Contabilística, integrou posteriormente a Comissão das Jornadas de Contabilidade e tornou-se membro do seu Conselho Científico em 1988. Professor-Coordenador na área de Contabilidade (disciplina de Contabilidade Financeira), Joaquim Ribeiro assumiu o cargo de primeiro diretor da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão, em 1996.

Desempenhou, cumulativamente com a docência, funções de coordenador das áreas científicas de Contabilidade e de Auditoria, tendo igualmente coordenado a área científica de Direito. Lecionou as cadeiras de Análise Financeira, Análise de Demonstrações Financeiras, Contabilidade I e II, Contabilidade da Análise e Exploração, Contabilidade e Controlo de Gestão, Contabilidade Financeira, Propedêutica e Teoria da Contabilidade I e II.

Esteve ao serviço até 30 de abril de 1999, data da sua aposentação. Foi presidente do Conselho Diretivo do ISCAP entre 13 de maio de 1988 e 3 de novembro do mesmo ano. Esteve ao serviço da Santa Casa da Misericórdia do Porto desde 1948 até 66, onde foi autor de um estudo de reorganização dos serviços da referida instituição, incumbido pelo Provedor Braga da Cruz. Foi ainda consultor económico de diversas empresas.

Faleceu em agosto de 2017.