Entrada > Notícias > Projeto internacional AT’HOME na Escola Superior de Saúde
Publicado em: 03 Novembro 2017

Projeto internacional AT’HOME na Escola Superior de Saúde

AT'HOME promove competências interprofissionais que visam melhorar a qualidade dos cuidados domiciliários.

A Escola Superior de Saúde (ESS) do P.PORTO é um dos sete parceiros europeus envolvidos no projeto AT’HOME, que tem por objetivo desenvolver abordagens interprofissionais inovadoras que possibilitem manter em casa as pessoas idosas necessitadas de cuidados. Esta parceria financiada pelo programa Erasmus+ terá uma duração aproximada de dois anos, teve início em setembro de 2017, e tem um financiamento total de 325 mil euros.

Este projeto, cuja coordenação na ESS está a cargo de Rui Macedo, foi um dos 25 selecionados em 92 candidaturas, com uma pontuação de 91/100, sendo o 2,º melhor classificado. Os dois principais eixos de trabalho serão o desenvolvimento de competências profissionais para cuidadores profissionais e informais de modo a oferecer qualidade nos cuidados prestados aos idosos em casa.

As ferramentas criadas em interação permanente entre profissionais no terreno e académicos para trabalhadores domésticos não paramédicos terão como objetivo assegurar cuidados de primeiro nível e aumentar a atratividade desta profissão ainda pouco valorizada, embora essencial no sistema primário de cuidados domiciliários.

Estudantes universitários e centros de formação paramédicos irão conceber produtos variados como MOOC, tutoriais, aplicação telefónica e filme institucional, que permitirá aos candidatos a emprego ou assistentes domésticos que trabalhem nos quatro países parceiros (França, Bélgica, Portugal e Espanha) validar um conjunto de competências básicas específicas aos cuidadores ao domicílio.

A validação da base de competências para profissionais em pós ou em formação ou projeto de conversão será válida nos quatro países parceiros e os resultados do estudo de impacto divulgará essas ferramentas aos outros países da União Europeia.