Entrada > Notícias > Educação 4.0 em debate na Porto Design Factory
Publicado em: 25 Junho 2018

Educação 4.0 em debate na Porto Design Factory

Politécnico do Porto recebeu pela primeira vez a International Design Factory Week, um evento que contou com a presença de Ana Teresa Lehmann

No âmbito da International Design Factory Week, que reuniu todos os parceiros internacionais da Design Factory Global Network (DFGN), no Porto, decorreu ontem, dia 21 de junho, o debate público Universities of the Future - The future of jobs and the future of education.

O debateu decorreu no Auditório Vítor Santos do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e contou com a presença de Jorge Ferreira, da IKEA Industry, Maria Teresa Mota, da AEP, José Caldeira, do INESC TEC, e Kalevi Ekman, da Aalto Design Factory de Helsínquia.

O encerramento contou a presença da Secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann, e do Vice-Presidente do Politécnico do Porto, Barros Oliveira.

"A Indústria 4.0 é uma prioridade para o país ", declara a Secretária de Estado, "mais do que um fenómeno tecnológico, é um fenómeno humano e social, logo um dos seus aspetos mais relevantes é o tema da formação e da qualificação". Evidenciando o papel crucial das universidades, politécnicos e centros de formação dentro das próprias empresas, Ana Teresa Lehmann perspetiva de forma otimista a progressiva digitalização da sociedade.

"Esta 4.ª revolução industrial obriga a reposicionar o conceito de colaborador, muda a natureza das profissões, traz novos desafios. A formação, a qualificação e a aprendizagem ao longo da vida, o chamado upskilling ou reskilling, a requalificação dos ativos, é essencial. Por isso, a importância e o papel de relevo de entidades como o Politécnico do Porto."

Relativamente à PDF, a Secretária de Estado considera que esta entidade, pelas suas características responde a muitos dos desafios da Indústria 4.0, por exemplo, a digitalização das pequenas e médias empresas: "Temos de promover espaços de experimentação, de fabricação digital e de prototipagem", refere, acrescentando que "entidades como a PDF são absolutamente instrumentais para validar conceitos ou estabelecer protótipos de novos produtos.

Relacionar eixos como a indústria com as Design Factories e as instituições que formam recursos humanos é, "neste vasto ecossistema, uma prioridade".