Entrada > Notícias > Docentes da ESHT visitam Cabo Verde
Publicado em: 22 Junho 2022

Docentes da ESHT visitam Cabo Verde

Esta foi uma oportunidade para conhecer as práticas locais bem como analisar possibilidades de trabalho conjunto futuro

O turismo de Cabo Verde conheceu uma forte expansão, fruto de um forte estratégica política do país, com assertivos investimentos no sector, que potenciou o turismo como a principal fonte de oportunidades de emprego, principalmente para os jovens.

Neste contexto, o governo decidiu construir, em 2008, a Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde (EHTCV), no quadro do Programa de Cooperação Cabo Verde/Luxemburgo, cuja entidade beneficiária é o Instituto de Emprego e Formação Profissional – IEFP. O centro entrou em funcionamento em 2011.

A EHTCV surge para colmatar as lacunas existentes no mercado turístico cabo-verdiano, que carece de mão-de-obra qualificada e contribuir para a melhoria qualitativa da oferta turística no país.

A escola oferece quatro cursos profissionalizantes, nas áreas de cozinha e pastelaria, restaurante e bar, recepção hoteleira e técnico de agência de viagens e turismo. A duração dos cursos varia de nove a dez meses e funcionam em período diurno. Destinam-se a jovens que procuram um ensino mais prático e voltado para o mundo do trabalho, tendo em vista uma rápida integração no mercado.

A visita das docentes Cândida Silva, Susana Silva e Mónica Oliveira inseriu-se no âmbito do projeto da Escola Superior de Hotelaria e Turismo (ESHT) com a EHTCV que teve como objetivo formar docentes cabo-verdianos nas áreas da Alojamento, Marketing Digital e Higiene e Segurança utilizando metodologias de ensino a distância.

Esta foi uma oportunidade para conhecer a realidade local, as práticas implementadas na área da formação em Hotelaria e Turismo, bem como analisar possibilidades de trabalho conjunto futuro.