Entrada > Notícias > Conferência CiiL debate aprendizagem em pandemia

Conferência CiiL debate aprendizagem em pandemia

Presidência

Decorre, a 4 de janeiro, a 3.ª edição deste evento organizado pelo Centro de Investigação e Intervenção na Leitura (CiiL) do P.PORTO

No âmbito da missão de divulgação de boas práticas, o Centro de Investigação e Intervenção na Leitura (CiiL) está a organizar um encontro dedicado às Medidas de Recuperação e Consolidação de Competências de Leitura no Período afetado pela Pandemia.

O encontro, em formato online, realiza-se hoje, dia 4 de janeiro, a partir das 14h30, e conta com a presença do chefe de gabinete da Secretaria de Estado Adjunta e da Educação, Jorge Morais, do Secretário de Estado para a Alfabetização do Brasil, Carlos Nadalim, da Comissária do Plano Nacional de Leitura, Teresa Calçada, entre muitos outros.

Na terceira Conferência CiiL serão levadas a discussão respostas efetivas na promoção do sucesso na aprendizagem da leitura com as crianças que, tendo já realizado o trajeto do 1.º ano de escolaridade, apresentam défices ao nível da leitura. A primeira parte do encontro terá o enfoque nas medidas nacionais e internacionais de recuperação das competências na aprendizagem da leitura em português, especificamente as realidades em Portugal e no Brasil. Na segunda parte, a mesa-redonda irá concentrar-se na experiência acumulada do CiiL, partilhando e discutindo as práticas de recuperação e consolidação de aprendizagem da leitura numa lógica de intervenção precoce, em mesa-redonda com a participação de pais, professores e educadores.

O evento pode ser acompanhado aqui.

O Centro de Investigação e Intervenção na Leitura (CiiL), nasceu de uma parceria entre o Politécnico do Porto, a Câmara Municipal do Porto e o Ministério da Educação, em setembro de 2015. O centroconcentra a sua atividade ao nível da investigação dos processos neurocognitivos e intervém na promoção das competências pré-leitoras e leitoras e, consequentemente do sucesso na aprendizagem inicial da leitura e da escrita (último ano da Educação Pré-Escolar e 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico). Atualmente, e desde 2018, a ação do CiiL desenvolve-se no âmbito de uma candidatura cofinanciada – Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) do POR NORTE 2020 – com atuação em todos os Agrupamentos de Escolas do Município do Porto.

GCDI | P.PORTO