O panorama da investigação em património cultural está em transformação: digitalização, sustentabilidade, inovação e cooperação internacional são agora palavras-chave. E o Centro de Estudos Interculturais (CEI) do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) está no centro dessa mudança.
Clara Sarmento, investigadora e diretora do CEI, foi nomeada pela Presidência do P.PORTO como representante do Politécnico do Porto junto da European Partnership for Resilient Cultural Heritage (RCH).
A RCH é uma iniciativa europeia que visa criar uma rede colaborativa entre investigadores, profissionais do setor, instituições e cidadãos para o desenvolvimento de estratégias e projetos de I&D em património cultural, com especial enfoque em temas como alterações climáticas, curadoria digital, acesso aberto e crescimento sustentável. A nomeação de Clara Sarmento tem como objetivo desenvolver o processo de adesão do P.PORTO à RCH e coordenar a colaboração entre os centros de investigação das várias Escolas que partilham este interesse estratégico.
Esta representação é um sinal claro do reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo CEI e reforça o papel ativo deste centro na construção de pontes entre a investigação nacional e os grandes desafios internacionais no domínio da cultura. Esta nomeação é também uma oportunidade concreta para investigadores e centros das várias escolas do P.PORTO se envolverem num consórcio internacional que está a redesenhar o futuro do património cultural europeu.
