Entrada > Notícias > Ciclo de Música da ESMAE na Reitoria
Publicado em: 29 Março 2019

Ciclo de Música da ESMAE na Reitoria

O IX recital Ciclo de Música com Piano é interpretado por estudantes da ESMAE, escola de Artes do Politécnico do Porto

A Universidade do Porto e o Politécnico do Porto formalizaram, em 2018, o lançamento do Ciclo de Música com Piano, iniciativa que, ao longo de 2019, traz à Reitoria da U.Porto dez concertos abertos a toda a comunidade. Dia 28 de março, às 18h, decorre, o nono recital de piano, interpretado por estudantes da Escola de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE).

Nesta edição, teremos oportunidade de assistir a duas obras de Robert Schumann, Quinteto com Piano em Mi b Maior op. 44, e o Märchenerzählungen op.132.

Sendo Schumann um dos compositores mais marcantes do período romântico, foi em 1842 que compôs grande parte do seu repertório camerístico: os três quartetos de cordas, um quarteto com piano e quinteto apresentado agora, que se tornou uma das obras de maior referência na música de câmara do século XIX. A instrumentação desta obra, com o segundo violino e sem contrabaixo, representa de forma pioneira o modelo do quinteto com piano, um dos grupos camerísticos prediletos deste século, aliando o piano e o quarteto de cordas.

Já Märchenerzählungen (narrações de contos de fadas, à letra), op. 132, é uma composição em quatro andamentos para clarinete, viola e piano.  Um dos últimos trabalhos de Schumann, usa a mesma combinação de instrumentos que Mozart usa no seu trio “Kegelstatt”. O compositor estava interessado no "pitoresco e fantasioso", mas não fez nenhuma referência a algum conto de fadas específico. Este trio foi concluído em poucos dias. A sua mulher, Clara Schumann, observou no seu diário: “Robert completou quatro peças para piano, clarinete e viola e ficou muito feliz com isso. Ele acha que este trio parecerá altamente romântico.”

A entrada é livre, mas sujeita a lotação da sala.