Entrada > Notícias > Alumni da ESMAD premiados no Cinanima
Publicado em: 28 Novembro 2019

Alumni da ESMAD premiados no Cinanima

"Nestor", de João Gonzalez, e "A Mãe de Sangue", de Vier Nev, foram premiados no Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho

Terminou, no dia 17 de novembro, a 43.ª edição do CINANIMA — Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho e dois diplomados da Escola Superior de Media, Artes e Design (ESMAD) viram as suas curtas premiadas.

Nestor, uma produção do Royal College of Art de Londres com realização, ilustração e música do português João Gonzalez, venceu o Prémio António Gaio, que distingue a melhor obra nacional em competição. Este filme de cinco minutos explora o transtorno obsessivo-compulsivo de um homem que vive num barco instável que nunca cessa de oscilar. Esta é a segunda curta-metragem de animação de João Gonzalez. A primeira, The Voyager, lançada em 2017 como projeto final de licenciatura na ESMAD, obteve 11 prémios em festivais nacionais e internacionais de cinema, incluindo BFI Future Film Festival (Reino Unido), CINANIMA, MONSTRA International Animation Festival, RIYFF (Noruega), tendo recebido o Prémio Sophia Estudante para Melhor Curta Metragem de Animação.

Na categoria mais de 18 anos, A Mãe de Sangue/A Mind Sangproduzido e realizado por Vier Nev, venceu o Prémio Jovem Cineasta Português. Esta curta hipnótica explora três narrativas: uma cientista grávida, um casal queer e um gato que observa borboletas. As memórias das personagens entrelaçam-se numa estranha viagem sobre perceção e renascimento. Vier Nev, alumni da ESMAD, terminou a Licenciatura em Multimédia no ano letivo 2017/2018.

O festival – que é um dos mais antigos e importantes sobre cinema de animação – vestiu a cidade de Espinho a rigor e moveu centenas de pessoas para as sessões. Para além do visionamento de curtas e longas-metragens, contou também com workshops de photoshop para ilustradores, efeitos visuais, princípios de animação 2D, animação 3D e masterclasses com Anca Damian, Juan Pablo Zaramella, João Gonzalez, Jean-Paul Commin, Bruno Caetano, Pritt e Olga Pärn.