Entrada > Notícias > “A Pastilha de Mentos na Coca-Cola Diet”
Publicado em: 12 Novembro 2020

“A Pastilha de Mentos na Coca-Cola Diet”

A ESS, escola de Saúde do P.PORTO, organizou um webinar dedicado à transformação digital dos cuidados de saúde em tempos de COVID-19

No passado dia 29 de outubro, o Centro de Simulações da Escola Superior de Saúde - ESSim - do Politécnico do Porto organizou um webinar dedicado à temática "COVID-19 e a Transformação Digital dos Cuidados de Saúde: A Pastilha de Mentos na Coca-Cola Diet".

Num contexto de medo, indefinição e crise global, a necessidade de prestar cuidados de saúde de forma remota e digital como complemento ou eventual substituição da resposta assistencial convencional, veio catalisar de modo súbito (quase “efervescente”) a implementação de soluções de telemedicina previamente em curso: tal qual o efeito da pastilha de Mentos numa garrafa de Coca-Cola.

A pandemia COVID-19 condicionou mudanças inauditas na sociedade. A abordagem à crise pandémica foi potenciada por recursos tecnológicos que facilitaram as estratégias de deteção, vigilância e mitigação do impacto da infeção. Paralelamente, a necessidade de cumprir com as orientações sanitárias desafiou os modelos tradicionais de relação médico-doente, acelerando a transição para novos paradigmas digitais de prestação de cuidados, com a implementação de soluções de telessaúde (teleconsulta). Neste ensaio, analisamos o impacto da inovação tecnológica no combate à crise COVID-19, o impacto desta no processo de transformação digital da rede CUF e perspetivamos uma visão futura da jornada do cliente CUF, cientes de que a oportunidade criada por essa crise para esta transformação, permitirá ganhos de eficiência e qualidade clínicas assentes numa nova arquitetura tecnológica que permita uma medicina preventiva, preditiva e personalizada.

O webinar orientou-se por um debate e uma importante reflexão crítica sobre alguns dos maiores desafios da atualidade na prestação de Cuidados na Saúde. Esta reflexão baseou-se não só na transformação digital dos Cuidados de Saúde, como também foram abordados tópicos como os mitos/preconceitos mais frequentemente associados a telessaúde/telemedicina, e ainda projetadas potenciais oportunidades para o futuro, com envolvimento constante de equipas multidisciplinares.