Entrada > Notícias > TRUE PROJECT - Ensino Superior do Futuro
Publicado em: 04 Maio 2021

TRUE PROJECT - Ensino Superior do Futuro

O P.PORTO é um dos oito parceiros deste projeto Erasmus +

No contexto educativo europeu, há pouca padronização dos registros dos estudantes. Atualmente, a educação recebida no nível superior é representada por créditos de aprendizagem, utilizando um de dois padrões de crédito, nomeadamente ECTS (no Ensino Superior) ou ECVET (no Ensino Profissional).

Todos os graus emitidos no Espaço Europeu de Ensino Superior são acompanhados por um suplemento ao diploma que descreve o grau em termos padrão. No entanto, não existem padrões para dados legíveis por computador para suplementos de diploma. Diplomas de ensino superior em papel, certificados escolares e certificados de curso perdem-se, enquanto sua versão digital comum pode ser falsificada ou não ser facilmente reconhecida.

De acordo com o relatório Blockchain in Education, publicado em 2017 pelo Joint Research Centre (o serviço de ciência e conhecimento da Comissão Europeia), usar o blockchain para o reconhecimento automático e transferência de créditos tornaria toda a história formativa de um estudante instantaneamente visíveis e verificáveis.

Nesse âmbito surge o TRUE Project Transparency of Learning Outcomes through Blockchain Technology, que desenvolve ferramentas facilitadoras com o objetivo de apoiar a adoção da tecnologia blockchain nas instituições europeias de ensino superior. Na educação, a implementação dessa tecnologia é ainda uma novidade mas  o potencial e os benefícios blockchain têm-se vindo a revelar determinantes.

Nuno Escudeiro, investigador do P.PORTO e coordenador local do projeto explica a estratégia para a adoção da tecnologia blockchain em instituições de ensino superior em toda a Europa. "O projeto procura desenvolver os produtos necessários para implementar esta estratégia, incluíndo, uma base de conhecimento essencial sobre o potencial da tecnologia blockchain para o setor do ensino superior; um MOOC (Massive Online and Open Course) sobre tecnologia blockchain dirigido aos funcionários das instituições de ensino superior e um um jogo sério que suporte uma experiência de aprendizagem inovadora sobre a tecnologia blockchain."

O P.PORTO, um dos oitos parceiros do projeto,  juntamente com outras instituições congéneres  da Finlândia, Holanda, França, Alemanha, Itália e Grécia, intervém em todas as dimensões do projeto, com responsabilidades ao nível do levantamento do nível atual de utilização da tecnologia blockchain no ensino superior, o desenvolvimento e teste do MOOC,  a revisão do jogo sério e o desenho de uma solução de certificação do curso por via de micro-credenciais.

Para o investigador, o objetivo do do projeto TRUE "não é oferecer mais um curso sobre os fundamentos do blockchain, rico em discurso teórico e técnico de alto nível, mas pobre em dados práticos e cenários de utilização". Pelo contrário, o projeto visa clarificar como pode uma instituição de ensino superior tirar partido da tecnologia blockchain, como a pode colocar em operação face às suas necessidades, que recursos são necessários e que oportunidades podem ser exploradas, por meio de um caminho formativo inovador e abrangente.

Os resultados do projeto TRUE serão também de utilidade para promover a adoção de soluções blockchain na implementação da infraestrutura comum de suporte à Universidade Europeia ATHENA.