Entrada > Notícias > P.PORTO lidera Universidade Europeia
Publicado em: 30 Março 2023

P.PORTO lidera Universidade Europeia

A Comissão Europeia aprovou a candidatura do P.PORTO no âmbito do projeto-piloto de criação de campus interuniversitários na Europa

O projeto liderado pelo Politécnico do Porto foi um dos selecionados para fazer parte das 24 Universidades Europeias - campus interuniversitários em torno dos quais os estudantes, colaboradores e os investigadores podem circular sem barreiras, - uma iniciativa lançada pela Comissão Europeia para fomentar a cooperação entre as Instituições de Ensino Superior na União Europeia (UE).

Designado Advanced Technology Higher Education Network (ATHENA), o projeto visa dar resposta aos atuais e futuros desafios de uma educação transnacional, inclusiva, inovadora, permanentemente alinhada com as necessidades do mercado global, abordando os desafios sociais e ambientais, bem como as prioridades da investigação europeia.

Esta é uma iniciativa que determina "a construção de um Espaço Europeu da Educação através da constituição de consórcios ou federações entre Instituições de Ensino Superior (IES) de diferentes Estados-Membros" - refere José Carlos Quadrado, Pró-presidente do Politécnico do Porto. O facto de estarmos na liderança do projeto reveste-se de particular importância: "Estamos a escrever o futuro", - sublinha -  "nomeadamente a forma de organização das IES do futuro.”

Para além do Politécnico do Porto, o consórcio ATHENA tem como parceiros a Hellenic Mediterranean University (Grécia), University of Siegen (Alemanha), University of Maribor (Eslovénia), University Niccolò Cusano (Itália), University of Orléans (França) e a Vilnius Gediminas Technical University (Lituânia). partilha de recursos, ferramentas e infraestruturas é uma das mais-valias que esta aliança poderá trazer às sete IES, que, em conjunto, albergam mais de 120 mil estudantes.

Nuno Escudeiro, coordenador do consórcio, frisa a importância de uma estratégia conjunta que constitui valor-acrescentado no desenvolvimento de sinergias entre as instituições. “O projeto é uma oportunidade única para o P.PORTO inovar nos seus vários campos de atuação, promovendo o desenvolvimento do espaço Europeu de ensino superior e assumindo uma posição de destaque com impactos ao nível do reconhecimento pelos pares e da sua reputação enquanto agente de mudança, inovação e desenvolvimento".

O projeto, a 3 anos, tem um orçamento total superior a 6M€. Até 2025, a expectativa é que a ATHENA se realize como uma federação de universidades que, sem perder a identidade, beneficie de objetivos comuns, guiada por uma estratégia conjunta de longo prazo e totalmente comprometida com o valor agregado que a aliança garantirá a cada um e a todos os seus membros.

O P.PORTO a par do Politécnico de Leiria são as únicas Instituições de Ensino Superior em Portugal a liderar uma Universidade Europeia.