Entrada > Notícias > Primeira Gala Alumni P.PORTO
Publicado em: 28 Fevereiro 2024

Primeira Gala Alumni P.PORTO

Primeiro evento de reconhecimento formal dos nossos alumni decorreu, na noite de 26 de fevereiro, no Palácio do Freixo, no Porto. Além dos oito profissionais de excelência galardoados, um por cada Escola, foram ainda distinguidas as autarquias nas quais marcamos presença territorial

A comemoração do 39.º aniversário do Politécnico do Porto, que começou de tarde com a sessão solene, teve este ano uma novidade. A primeira Gala Alumni P.PORTO decorreu, do jantar em diante, no Pestana Palácio do Freixojunto ao rio Douro — um local de exceção para homenagear oito personalidades com percursos profissionais ímpares. Com efeito, esta gala pretendeu ser um momento de celebração da excelência, uma homenagem ao percurso notável dos alumni do Politécnico do Porto e um testemunho do espírito empreendedor, de inovação e de dedicação que definem a nossa Instituição.

Ao longo da noite foram ainda reconhecidos, de forma simbólica, parceiros da maior importância estratégica: as autarquias onde se encontram sediadas as nossas oito Escolas — Porto, Matosinhos, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Felgueiras —, pelo seu contributo no desenvolvimento do Politécnico do Porto e comunidades envolventes, os maiores símbolos do nosso caminho partilhado e da capacidade que teremos de, unidos, construirmos um futuro melhor.

Os Prémios de Mérito Carreira Alumni do Politécnico do Porto foram, este ano, atribuídos às seguintes personalidades: Ilídio Pinho, pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto; Carlos Costa, pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto; Filinto Lima, pela Escola Superior de Educação; Rui Pereira, pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE); Alexandra Matias, pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão; Pedro Mesquita, pela Escola Superior de Saúde, que se fez representar pelas duas filhas; João Silva, pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo; e João Gonzalez, pela Escola Superior de Media Artes e Design, que se fez representar pelos pais.

Cada um dos homenageados, ou seus representantes, teve oportunidade de fazer uma breve intervenção, antecedida sempre por um vídeo introdutório que contextualizava cada uma destas oito carreiras (e vidas) de elevado mérito. O presidente de cada Escola acompanhou sempre a entrega do prémio ao seu alumni. A entrega do prémio a Rui Pereira serviu ainda de motivo a uma sentida homenagem à professora Daniela Coimbra, da ESMAE, que nos deixou em 2023, mas de quem jamais nos esqueceremos.

Os nossos diplomados são, seguramente, pilares essenciais do caminho percorrido e garantes da qualidade do nosso trabalho, mas são, igualmente, agentes centrais da nossa rede neuronal do conhecimento e da capacidade do Politécnico do Porto apoiar a criação de valor económico e social positivos para Portugal. Assim, cada edição  da Gala Alumni terá uma temática, tendo em vista criar uma linha coerente de reconhecimento, mas também darmos projeção a todas as dimensões da nossa existência.

Nesta primeira edição pretendemos reconhecer o trabalho dos alumni que estão ligados, do ponto de vista temporal, à fundação ou origem atual de cada Escola, pelo que, este ano, o mote da Gala Alumnni foi A Matriz Politécnica desde a Fundação. Ao Presidente do Politécnico do Porto, Paulo Pereira, coube a responsabilidade de encerrar o evento com um discurso.